Um estudo / levantamento realizado pelo Observatório Distrital de Segurança Rodoviária, criado pela governadora civil de Setúbal, Eurídice Pereira, indica que 65% dos acidentes registados nas estradas do distrito, onde se incluem os concelhos alentejanos de Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines, ao longo de 2008, ocorreram dentro das localidades. Para as próximas semanas estarão disponíveis os resultados de forma desagregada para cada um dos municípios.
O Observatório Distrital de Segurança Rodoviária está, neste momento, a preparar os relatórios de sinistralidade para cada um dos 13 concelhos do distrito de Setúbal, tratando-se de uma medida inovadora, que, segundo a governadora civil, vai permitir recolher dados relevantes para a prevenção rodoviária, tais como os locais exactos onde acontecem acidentes com vítimas mortais.
O objectivo, explica Eurídice Pereira, é tentar ajudar cada município a criar medidas concretas de prevenção e combate a este fenómeno, que nas estradas do Litoral Alentejano atinge proporções muito elevadas.
Neste momento, os primeiros relatórios com os dados para cada concelho, de Janeiro a Setembro de 2008, estão praticamente concluídos, devendo em seguida ser tornados públicos, sendo que o projecto de Eurídice Pereira preconiza a disponibilização semestral de dados, "que servirão como um instrumento para que as autarquias possam tomar medidas, tendo em conta os locais concretos onde acontecem acidentes"
Uma das soluções apontadas pela representante do Governo contempla a realização de campanhas de sensibilização, ou até mesmo a eventual correcção de alguns problemas nas vias ou ao nível da sinalização.
Eis a grande inovação proporcionada pelos relatórios, já que se baseiam nos dados recolhidos através de uma matriz única que permite incluir o número de polícia mais próximo do local onde aconteceu o acidente, dentro das localidade, ou o número o quilómetro exacto e, assim, identificar o local exacto. Até aqui, cada força de segurança tinha uma matriz diferente e os dados eram obtidos de formas diferentes.
No âmbito do observatório, as entidades envolvidas chegaram a um consenso para harmonizar a matriz, admitindo-se que este instrumento possa trazer, por exemplo, benefícios como detectar em que local se registam mais acidentes. "Se verificarmos que é ali num espaço de 200 metros que acontecem mais acidentes, então alguma coisa está mal, pelo que este é um contributo para perceber quais as medidas que devem ser tomadas", disse Eurídice Pereira.
Os relatórios têm em conta, apenas, os acidentes dos quais resultam feridos graves e ligeiros e vítimas mortais. Os dados permitiram já analisar o número de acidentes em cada concelho, por mês, por semana e até por hora. "É importante saber isto, para actuar em períodos mais críticos, por exemplo, os fins-de-semana". Relacionando estes dados com a faixa etária é possível, por exemplo, alertar para aspectos como o consumo de álcool em faixas etárias mais baixas. Outras variáveis incluídas são o tipo de via e as vítimas segundo o tipo de veículo, ou mesmo se são peões.
Em breve, o site do Governo Civil vai disponibilizar a georeferenciação da sinistralidade distrital, que é um dos principais objectivos do Observatório Distrital de Segurança Rodoviária. Será colocada num sistema informático toda a informação relevante sobre os acidentes ocorridos nas estradas do distrito, as circunstâncias em que aconteceram, o local exacto e o grau de gravidade.
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