sábado, 8 de janeiro de 2011

Colapso da falésia



Hoje, sábado dia 08 de Janeiro do novo ano de 2011, parte da pré-histórica estrutura de suporte da falésia colapsou. O incidente ocorreu por volta das 8 horas da manhã e por sorte só houve prejuízos materiais. Este é um caso claro de negligência no seu estado mais grave e esperamos todos que sejam apuradas as devidas responsabilidades.

Foto cedida por João Craveira Silva

38 comentários:

  1. Qualquer dia lá estão os funcionários da autarquia a espetar uns pauzinhos e a fazer um tapume igual ao da descida da praia atrás do castelo!!!!
    Que vergonha!!!

    ResponderEliminar
  2. Vergonha , incapacidade,etc,etc Tem de realizar novo recrutamento para admissão de novos fiscais, engenheiros e sei lá mais o quê , estes está visto que tem falta de vista , não conseguiram ver o que toda a gente viu e comentava há já muito tempo, assim como não vem a porcaria que vai nas ruas de sines , pois eles não andam a pé não podem ver .
    Depois quem as houve sem ter culpa directa é o Presidente ,o homem tb não se pode estar a preocupar com tudo , há gente a ganhar para se preocupar......

    ResponderEliminar
  3. Será os testes para o elevador

    ResponderEliminar
  4. Isso podia ter esperado pelo dia 10 quando os vendedores da banha da cobra fossem a passar aproveitavam e faziam logo a Inauvoração da Obra

    ResponderEliminar
  5. De um dia para o outro ficámos com a avenida só com uma faixa, velha aspiração do nosso presidente, mas parece que foi no lado errado do plano.
    Agora só falta o elevador ali ao lado para subir, porque para baixo todos os santos ajudam.

    ResponderEliminar
  6. Ainda espero de ver os restos de algumas casas no meio da Avenida e nada me surpreende com esta gestão

    ResponderEliminar
  7. Atenção porque a outra metade está quase a cair
    Na subida da praia a protecção em madeira está podre e a qualquer momento vai acontecer o mesmo
    Os carrinhos dos canhões estão no meio das canas e também vão parar lá em baixo
    As ruas de SINES e PORTO COVO começam a estar intransitáveis
    Começa a ser perigoso circular em SINES
    Se vamos a olhar para os buracos poderemos levar com uma pedra das barreiras
    Se formos a olhar para as barreiras acertamos nos buracos
    De noite e a chover não se consegue ver as passadeiras porque não estão pintadas
    Existem ruas em SINES que não tem passeios e por isso as pessoas são obrigadas a circular pela estrada
    Os contentores do lixo estão velhos e podres
    No castelo junto aos canhões o piso está a deformar-se . Possivelmente vai parar lá em baixo

    ResponderEliminar
  8. Junto ao pontal fizeram um muro e colocaram uma rede em cima do mesmo para segurar o que eventualmente viesse a cair da falésia, bem pensado e bem feito. Mas...com este executivo fica sempre um mas...não se dão ao trabalho de cortar os arbustos que ali cresceram e invadiram o espaço que deveria servir para prender o que caísse da falésia...o que faz com que, qualquer pedra que caia da falésia, bata nos ramos e possa vir a cair na faixa contrária por efeito de mola...pondo em risco mais área do que havia antes da obra.

    Sobre os tapumes da subida da praia atrás do castelo, já estão PÔDRES, pelo que, não acredito que aguentem este inverno sem cederem, desejo que ninguém se aleije na altura ( bem, se fôr algum dos SIM SR Presidente que apanhe um VALENTE susto, até não me importo nem fico com peso na consciencia...)
    Já alguns cidadãos desta terra levantaram a sua preocupação desta situação, na Assembleia Municipal, sem que ninguém tenha feito nada, é inacreditável...

    Quando é que os autarcas começam a responder criminalmente pelos SEUS erros? Aqui e em todo o País?...Tal como os governantes?...

    ResponderEliminar
  9. Vá lá não estar a passar o carnaval naquela altura, pois poderia haver muitos feridos...

    ResponderEliminar
  10. O pedaço que caiu já apresentava uma fissura considerável e ainda falta cair mais um bocado igual. Realmente o presidente não pode ser responsabilizado por tudo pois deverá haver algum vereador/a com esta responsabilidade. Só uma intervenção de fundo na barroca poderá evitar alguma tragédia. Pena aplicarem o dinheiro em rotundas na Costa Norte, futuras obras no edificio da antiga CMS na Teofilo Braga para instalar a Escola de Música, Skate Park para nada visto continuarem a utilizar as ruas junto ao Centro de Artes, etc.

    ResponderEliminar
  11. Como sineense emigrado para o norte do pais é com bastante tristeza que vejo esta notícia, porque pensei que tinhamos na cãmara pessoas mais dedicadas à nossa herança histórica. Esta arriba já devia ter sido reforçada há montes de tempo e esta derrocada não pode constituir surpresa pra ninguém. A propósito, a tal fonte que não fica lá longe já foi arranjada ou está na mesma?

    ResponderEliminar
  12. Estive ontem a observar de perto a lage que caiu dos Penedos para a avenida e para espanto de todos quantos ali estavam, um senhor que disse ser professor de arqueologia, descobriu rabiscados na lage uma manada de burros outra de elefantes brancos, meia dúzia de rolas, um rebanho de ovelhas e lá ao fim quase na ponta da lage um coelho e garantiu que tudo aquilo foi inscrito na pedra na era do paleolitico,ainda houve quem dissesse que não podia ser tão antigo que aquilo fazia lembrar mais uma cena contemporânea de Sines, mas aí o homem passou-se e puxou das credenciais e parece que foi um dos cientistas que andou em Fozcôa,nada a fazer.
    Só nos resta deixar aquilo ali como atracção turística que trará á avenida centenas de milhar de visitantes cumprindo assim um desejo ardente deste nosso executivo camarário, com a diferença que isto vai dar muito mais dinheiro que todos os outros eventos juntos.
    Se a coisa não pegar, podemos sempre utilizar a lage para ornamentar o centro daquela rotunda que foi inaugurada em 18 de Julho de 2010, ali na estrada da costa do norte.

    ResponderEliminar
  13. "Todos os dias mais um pedaço de Portugal desaparece(...). É ganância. Insensibilidade de labregos.(...) mata-se a nossa identidade. Passei o Natal em Porto Covo - na fabulosa costa alentejana-, e constatei: o avanço da besta não pára. Multiplicam as construções anacrónicas, destroem a paisagem. E no desaforo, deixam as estradas degradarem-se. Doeu-me a alma. Não progredimos enforcamo-nos. (Manuel Poppe in JN, 9 Janeiro 2011)

    ResponderEliminar
  14. O Presidente prometeu o elevador, o Presidente cumpriu. Já foi colocada a primeira pedra.
    Tudo isto seria cómico se não fosse trágigo.

    ResponderEliminar
  15. "Vá lá não estar a passar o carnaval naquela altura, pois poderia haver muitos feridos..."

    Mas como se prevê que continue a chover e as lages não têm a consideração de telefonar a avisar quando vão cair, o melhor é prevenirmo-nos e não comprarmos bilhete para o carnaval. Livramo-nos de ver uma miséria e de correr riscos desnecessários.

    Viva o sr coelho, viva a sra .marisa, e a sra. carmen, e o sr. nogueira - todos pagos a tempo inteiro pelo município de Sines, todos sem tempo para ver os problemas de Sines. Viva os 3000 e tal enganados por papas e bolos (e uns passeiozinhos).
    A todos agradecemos, penhorados, o trabalho asseado que fizeram e estão a fazer.
    José das Dornas

    ResponderEliminar
  16. Ao anónimo das 1:06 AM 9 de Janeiro ....Muito grave o seu comentário se quer mal aos outros só porque são do Sim que vá em dobro para si e para a sua familia.

    ResponderEliminar
  17. A pergunta é: Nos merecemos este inferno?
    Até quando?
    Isto que nos está a acontecer é mesmo em nome do POVO?
    Quem marca uma manifestação junto á Camara ou junto de qualquer buraco?
    .

    ResponderEliminar
  18. Caro Bruno Leal

    O projecto de requalificação da Av. Vasco da Gama, no âmbito da Regenereção Urbana de Sines, comtempla a recuperação estrutural e paisagística da falésia. As obras devem arrancar em 2011.

    Convinha saber destas coisas. De facto, a falésia tem problemas e eles devem ser discutidos, mas não convém omitir as soluções!

    ResponderEliminar
  19. Como sineense, fico preocupado ao ler estes comentários?

    Os sineenses andam assim tão mal informados? Não se interessam? Ou as pessoas que escrevem neste blog são sempre as mesmas e com as intenções que se conhecem há mt!

    A câmara vai requalificar a Av. Vasco da Gama e a Falésia através de:

    - reconversão da Avenida Vasco da Gama, reduzindo a circulação automóvel de duas para uma faixa de rodagem (com duas vias)

    - construção de uma ciclovia, que se ligará à da futura avenida panorâmica da Costa do Norte.

    - criação de um amplo passeio público (13m) com mobiliário urbano e infra-estruturaa de apoio

    - requalificação da falésia, espaços verdes e acessos

    - construção de uma ligação vertical à Av. através de elevador

    O projecto foi aprovado na Cãmara, na Assembleia e as obras avançam em 2011.

    A Avenida será devolvida aos sineenses que poderão usufruir muito mais dela. Actualmente é uma via rápida para os carros.

    ResponderEliminar
  20. agora para tapar os buracos a Câmara já tem um alcatrão especial é uma mistela de pedras com terra agora daqui em diante já não vai haver buracos nas estradas e ruas vão ser logo tapados assim para o verão vamos ter estradas e ruas em Sines de Terra Batida só é pena não ser só junto ás casas dos que votaram no SR Presidente

    ResponderEliminar
  21. À Sra anónima das 06.50 PM de 9 de Janeiro.
    Apanhar um SUSTO é MAU?...
    Não me importo de apanhar dois sustos (é o dôbro que me deseja), já seria muito bom, porque eu apanho muitos mais do que esses, cada vez que tenho que conduzir nas ruas e avenidas de Sines.
    São buracos em cima de buracos, fujo duns e meto-me noutros, ao mesmo tempo que tento não atropelar ninguém.
    São passadeiras sem tinta e mal assinaladas nem iluminadas...( ex: passadeira junto à saída para as garagens da Resende, ...)

    Dê uma volta por Sines, de máquina fotográfica na mão ( convém que seja digital e tenha bateria carregada) e vá tirando fotos ao que "Você acha" que está mal ou deveria ser reparado.

    Depois dirija-se ao Portal do Cidadão, da CÂmara Municipal de Sines, e introduza o resultado do Seu passeio. Como é "apoiante" do executivo, este agradecer-lhe-à e dar-lhe-à a resposta conveniente.

    Eu não o posso fazer, porque não sou "apoiante" e arrisco-me a diversos tipos de "perseguições"...

    Faça-o e depois diga-nos o resultado.
    PS: Guarde um cd com as fotos, para daqui a algum tempo poder comparar com as obras feitas...

    ResponderEliminar
  22. Isto é a Câmara dos Projectos: há projectos para isto, projectos para aquilo, projectos para as estradas, projectos para as falésia etc etc. Acontece é que não passam disso mesmo, de projectos em papel.
    A estrada para Porto Covo ao fim de alguns anos finalmente está a ser executado (peca pela longa espera e pelos tantos acidentes que provocou).
    Agora a Falésia. Até que o tal projecto iniciar há que conseguir ter a situação minimamente controlada, fazer os trabalhos minimos de manutenção a ver se até se iniciarem as obras não haja nenhum acidente trágico. O facto de existir um projecto não justifica a não preservação do espaço e não ilibe a CMS de qualquer desgraça que infelizmente possa vir a acontecer.

    ResponderEliminar
  23. Anónimo da 11:11 de 9 de Janeiro, correcção pois não sabe o sexo....Sr. e não Sra.Não sou apoiante do Sim mas não tenho por habito desejar mal a ninguém concordo com a situação péssima que está a n/ terra mas porque não fazem para que a situação se resolva.?????Será que o executivo é culpado de tudo ????Porque não vão para as Assembleias Municipais.

    ResponderEliminar
  24. Sr.Anónimo das 11:12 AM, Janeiro 10, 2011

    Não se tratam de projectos. Tratam-se de obras concretas, muitas delas adjudicas, outras em concurso.

    ResponderEliminar
  25. Lá venho eu bater aqui no mesmo assunto, mas muitas vezes há que lembrar ou informar:
    A(s) estrada(s) de Porto Côvo não se resume(m) à tão falada estrada 554, agora em obras e que serve o concelho de Odemira. Existe a estrada de São Torpes - Porto Côvo (outra das grandes entradas na freguesia quando se vem de Sines/Lisboa) que está também em "avançado estado de degradação". A estrada de S. Torpes é por onde a população de Porto Côvo se desloca a Sines e Indústria (Petrogal, Repsol, Porto Sines, EDP, REN, PSA etc.) para trabalhar, para ir aos hipermercados, aos serviços públicos, etc. Confrontamo-nos diáriamente com crateras enormes no asfalto e que assim permanecem, ás vezes durante meses. Problema de há anos.
    Quanto às ruas de Porto Côvo, as crateras já se evidenciam novamente, as passadeiras já quase não são visiveis, a sinalização que caiu desapareceu e não voltou a ser colocada, etc. etc. etc.

    E com as obras da 554, teve que haver corte da mesma, e todo o trânsito foi desviado adivinhe-se para onde ? Penso que não preciso dizer mais nada ... Ai as crateras já existentes, com autocarros e tudo a passar!!!!

    Quanto à FALÉSIA: existe algo que está acima de tudo e que se chama SEGURANÇA. E para apoiar a SEGURANÇA há algo que se chama PREVENÇÃO.

    Alguém tem que gerir a PREVENÇÃO.

    Se eu morrer por causa de acidente provocado por um buraco na estrada, como é que eu vou usufruir de todas as coisas bonitas que se podem fazer? E se eu morrer com um pedaço de falésia em cima, como vou usufruir dos tão falados projectos no auge da sua concretização?

    Para uma Gestão correcta do que quer que seja há que definir prioridades. E a SEGURANÇA da população é a nº1.

    ResponderEliminar
  26. "Com papas e bolos se enganam os tolos!"

    Vou gostar de ver a preocupação na consolidação da falésia no projecto de recuperação da Av. e etc e tal. Que cambada! Ah! já sei, são os pinheiros que vão segurar os calhaus!

    ResponderEliminar
  27. "Caro Bruno Leal

    O projecto de requalificação da Av. Vasco da Gama, no âmbito da Regenereção Urbana de Sines, comtempla a recuperação estrutural e paisagística da falésia. As obras devem arrancar em 2011.

    Convinha saber destas coisas. De facto, a falésia tem problemas e eles devem ser discutidos, mas não convém omitir as soluções!"

    Caro anónimo, imagine que à hora do incidente alguém que lhe fosse querido estava por ali a passar e era atingido pela estrutura de betão. Que interesse teria para si o facto da CMS afirmar ter um projecto de requalificação para aquela zona?
    Sinceramente é-me difícil respeitar aquele tipo de pessoas que tenta desculpar o indesculpável. Há dois anos foram feitos estudos no sentido de aferir sobre a estabilidade da falésia naquela zona, mas no entanto nos últimos dois anos nada foi feito. O estudo concluiu que a estabilidade estava garantida? Então responsabilize-se o responsável técnico pelo estudo. Ou o estudo concluiu que havia o risco de colapso e mesmo assim nada foi feito? É muito fácil chegar aos responsáveis por este incidente que poderia ter morto alguém e espero, com pouca esperança, que isso venha a acontecer.

    ResponderEliminar
  28. SIM, estou arrependido.8:47 p.m., janeiro 10, 2011

    Na realidade mais chocante que o que está a acontecer a Sines são este senhores que vêm para aqui defender a nossa edilidade a todo os custo, se são assalariados ou encostados do regime até têm alguma desculpa uma vez que chulam os contribuintes tal como faz o patrão deles, e a mudança não lhes é desejada, porque se mudar não sabem onde cair vivos.
    O que se põe aqui em causa é o facto da câmara avançar para tudo e mais alguma coisa e deixar para trás "TERRA QUEIMADA", adivinho que depois de fazer a "restauração da avenida" e quando esta passado algum tempo perder o interesse, farão o aterro da baía para montar pistas de carrinhos de choque.
    Senhores autarcas e oposição, tenham tento na cabeça de uma vez por todas e resolvam os problemas mais prementes desta terra, deixem de brincar aos políticos.

    ResponderEliminar
  29. É ridicula a estratégia do salto em frente. As ruas estão esburacadas, está prevista a sua recuperação, a falésia colapsou, está contemplada na regeneração urbana, as associações estão a falir, está elaborado um regulamento, e por aí fora...só é pena que ninguém nos garanta que o actual executivo faliu, está previsto um novo.

    ResponderEliminar
  30. ...VERGONHOSO, AS RUAS DE SINES, E SINES INTEIRA ESTÁ UM BURACO !
    ATENÇÃO À RAMPA DE SUBIDA PARA O PARQUE DO CASTELO DE SINES, POIS ESTÁ PRÁTICAMENTE EM COLAPSO, SEGURA SÓMENTE POR TAPUMES DE MADEIRA !!!
    TENHAM VERGONHA, "PSEUDO-VEREADORES" DAS ESTRADAS E VIAS DE COMUNICAÇÃO, OU LÁ O QUE SEJA A SUA "PROCLAMADA" INCOMPETÊNCIA !
    TENHAM VERGONHA IMCOMPETENTES !!!!

    ResponderEliminar
  31. Caro anónimo das 2:57, possivelmente ao fim de tantos anos os projectos já se tornaram obras concretas, outras obras adjudicadas, outras obras em curso, e tantos outros já foram para o lixo... não existem (por exemplo centro civico de Porto Covo.)Só chamei a atenção para a manutenção e preservação dos espaços, até que esses tais projectos a que o senhor chama de obras se iniciem.
    O ter um projecto não invalida tratar do espaço. Deixar ao abandono anos a fio, no veu ver, não é solução!!

    (Numa das ultimas assembleias, o nosso SR Grande Presidente, tinha resposta para todas as situações faladas : há projecto para isso!! Daí o comentário aos projectos)

    ResponderEliminar
  32. Um SIM arrependido4:18 p.m., janeiro 11, 2011

    Peço que me desculpem ter acreditado no mov SIM , estou arrependido

    ResponderEliminar
  33. O Carnaval é já em Março, será na avenida da praia ou volta para o centro da cidade?

    Será seguro fazê-lo lá em baixo?
    A avenida já estará aberta ao trânsito?
    Será seguro ou será interditado o lado da avenida junto à falésia?

    Há que "pensar" atempadamente e agir "antes" de "meter" pessoas em perigo...e depois, se acontecer algum "azar", assobiarem para o lado e culparem o "tempo"...

    O que está em "projecto" não está feito. Portanto, temos que viver a realidade e não a ficção do que está em papel para "um dia" vir a ser feito...

    A Protecção Civil tem que "decidir" com as informações que tem e com o conhecimento do terreno...e decidir "bem" para bem de todos.

    ResponderEliminar
  34. Infelizmente temos uma Câmara reactiva... e tardiamente

    ResponderEliminar
  35. MUITOS SINEIROS ME CHAMARAM Á ATENÇÃO NÃO LIGUEI
    PEÇO PERDÃO PELA MINHA CULPA DESTE ESTADO DE SINES
    COM 60 ANOS FUI ENGANADO AO VOTAR NO "SIM"
    PROMETO NÃO REPETIR

    ResponderEliminar
  36. Os perdões não se pedem , evitam-se
    Foram bem avisados mas, claro era o sr. dr. e não quiseram acreditar no que muitos lhes diziam.
    Ainda a procissão vai no adro esperem mais um ano e vão ver o que vai acontecer.
    muitos mais vão pedir perdão mas o tempo não pode voltar atrás.

    ResponderEliminar
  37. sr ou senhora pelo que vejo pode nao ser apoiante do sim mas para la caminha.pelo que vejo o culpado sou eu que tive a coragem de dizer alto e bom som que temos o pior presidente de sempre .

    ResponderEliminar
  38. Assim como todos que adorao esta nossa linda terra de Sines, eu que sou emigrante no Canada e ver isto concordo que e uma pouca de vergonha. Sines uma cidade tao linda e esta cada vez a ficar numa desgraca, ha que haver algum controle.
    Estas coisas devem ser vistas o mais breve possivel e prevenir de alguma coisa acontecer e especialmente com a Carnaval ha porta.

    ResponderEliminar