terça-feira, 7 de julho de 2009

Siniense ou Sineense?

Para que fiquem elucidados sobre esta dúvida constante:

"Escrevem-se com i, e não com e, antes da sílaba tónica/tônica, os adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos mistos de formação vernácula -iano e -iense, os quais são o resultado da combinação dos sufixos -ano e -ense com um i de origem analógica (baseado em palavras onde -ano e -ense estão precedidos de i pertencente ao tema: horaciano, italiano, duriense, flaviense, etc.): açoriano, acriano (de Acre), camoniano, goisiano (relativo a Damião de Góis), siniense (de Sines), sofocliano, torriano, torriense [de Torre(s)];"

Também podem verificar neste link (pdf):

http://www.priberam.pt/docs/AcOrtog90.pdf

A Mixuguita


Este comentário virou post, obrigado pelo contributo.

3 comentários:

  1. Muito bem! Não é só na RTP que se dão lições de Bom Português.

    ResponderEliminar
  2. A Mixuguita é cada vez mais um importante contributo para este Blog.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  3. Obrigado(a) pelos elogios.

    A Mixuguita

    ResponderEliminar