segunda-feira, 6 de julho de 2009

O erro das Tasquinhas 2009

foto: site da CMS

Para que fique claro, gosto das “Tasquinhas”, como gosto dos mastros nos santos populares, pelo que representam de trazer os Sinienses para a rua, pela existência, se bem que temporária, de um espaço lúdico, de (re)encontro e convívio dos sinienses, o cariz popular da iniciativa, aplaudo a ideia do “Melhor Prato de Sardinha de Sines”, “com o objectivo de valorizar um recurso económico de grande relevo” e vejo com agrado a possibilidade das colectividades poderem realizar algum encaixe financeiro, diminuindo a sua subsidio-dependência do orçamento municipal.

Mas o objectivo a que a autarquia se propôs alcançar, de "promover uma das principais riquezas turísticas e culturais de Sines, a gastronomia”, “as Tasquinhas reúnem no mesmo espaço empresários da restauração e associações locais, que têm nesta iniciativa uma oportunidade de divulgar os produtos gastronómicos que caracterizam a região, num contexto de mostra gastronómica”, não só não foi alcançado este ano, como se distanciou em relação a anos transactos.

Para quem quer conhecer a gastronomia da região proponho:
Entradas: Paio de Garvão, Queijinho de Entorna, Presunto da Serra (do Cercal, certamente)

Prato principal: Cachupa, Feijão Congo, Caldo de Peixe com Mandioca, Calilu, Muamba (tudo prato que fazem parte da dieta dos locais, desde tempos imemoráveis)

Sobremesa:Semi-frios de Manga, Molotofe,crepes, Espetadas de Fruta com Chocolate, Ginja em Copo de Chocolate (qualquer destas sobremesas constam dos registos da viagem de Vasco da Gama)

Bebida: Caipirinha (muito consumida pelo corticeiros no inicio do século, como atesta a produção de cachaça e lima na região)

Lamento não haver pizzas, hambúrgueres e comida chinesa, para temos então uma mostra gastronómica da região, em toda a sua plenitude.

Para um evento que se pretende afirmar como mostra gastronómica da região, em que o peixe grelhado e as caldeiradas, estão ausente, está ferido de morte.

Reparem que se tratam de verdadeira iguarias, mas que nada tem de regional, e se imaginarmos um turista (imaginemos mesmo, porque quem frequenta as Tasquinhas são os locais) que não conhece a gastronomia da nossa região, também não é nas Tasquinhas que a conhecerá, antes pelo contrário.

Tal como o evento, não está errado, mas a sua localização, também não são os participantes mas os objectivos da autarquia.
Mude-se a localização e adeque-se os objectivos e mantenha-se a festa por muitos e bons anos.

Uma nota final, para a exposição sobre os projectos da autarquia e o oportunismo politico que encerra, característico de Manuel Coelho.

31 comentários:

  1. As tasquimhas são um evento que dá uma má imagem gastronómica do nosso concelho, pois a maioria da comida é mal confeccionada, os preços são muito acima dos praticados em qualquer restaurante da zona e por fim as dozes são bastante pequenas. É pena que as pessoas que estão a explorar as tasquinhas tenham tão pouco amor à terra pois conseguem transformar 1 bom evento que Sines tem, num grande " barrete " para quem lá come. Para o próximo ano deveriam alterar o nome desta iniciativa para AMOSTRA GASTRONÒMICA.

    ResponderEliminar
  2. Tem toda a razão o autor.
    Frequento as "Tasquinhas" desde a primeira hora tal como já o fazia quando a localização era na Docapesca.
    Em todos esses anos, excluindo este, por viver exactamente por cima, na Rua Sacadura Cabral, suportei todos os sons, fumos, cheiros, barulhos etc que de lá vinham.
    Em prol do conhecimento da "gastronomia local" publicitei esse evento por todo o lado por onde passei.
    Não acuso nem ataco a minha terra, posso fazê-lo a quem a governa.
    Mas de facto, este ano e pelo que vi no dia da inauguração e seguinte, a falta de qualidade, objectivos, desinteresse no espaço e falta de vontade de voltar é demais evidente.
    Por isso, não posso repetir os convites e desafios a forasteiros de perto ou longe, para conhecerem um espaço agradável e com isso conhecerem ou repetirem os gostos e sabores da "gastronomia local" pois estava a convidá-los para uma terra q não é a minha, e que patrocina os produtos dos outros.
    Ainda para mais com objectivos politicos e para isso existem muitos outros espaços.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo tudo o que já foi dito, e acrescento: Se algum algum café ou restaurante se atreve a colocar uma mesa no passeio, é certamente multado por estar a ocupar o passeio, que é público.
    E pode-se interromper uma via que liga vários terminais e que serve a comunidade portuária???

    Para mim não é teimosia, é burrice!

    ResponderEliminar
  4. Em relação aos petiscos parece-me a mim que existem tasquinhas com comida tradicional de Sines.
    saladas de polvo, feijoada de buzios,carapaus alimados, moreia frita, saladas de ovas, polvo de molho, etc...

    Também estou de acordo que exista uma tasquinha convidada de uma zona do alentejo interior.

    Na minha opinião só as associações deveriam ter direito a uma tasquinha.

    os preços deveriam ser uniformes entre todas as tascas e condizentes de todas as carteiras.

    A localização acho que é a melhor, embora também pense que avançando as tasquinhas para a frente de forma a ficar livre pelo menos uma faixa de rodagem controlada por semaforos temporizados resolveria o problema de muitas mentes iluminadas, mas o local certo das tasquinhas é ali onde estão, abrigadas do vento e com uma vista magnifica.

    um aparte a alguém que escreveu sobre as tasquinhas na docapesca, pois não era a melhor solução pois os esgotos na docapesca estavam sempre entupidos, o espaço era pouco, o lixo na parte da lota era muito pois os srs bem educados jogavam os copos e pratos com comida lá para baixo e os funcionários da docapesca que apanhem.

    em relação ao expositor das obras da cms é natural em todas as festa que vou fora de Sines é rigorosamente igual, existe um espaço com as obras da autarquia, exemplo Ovibeja

    Cumprimentos para ti Bráz

    ResponderEliminar
  5. Mas será que algém percebeu que o evento mudou de nome (era mostra gastronómica, agora chama-se Tasquinhas), precisamente porque houve uma adaptação do conceito?

    ResponderEliminar
  6. Certo, certo... é que as Tasquinhas estão sempre cheias. Ainda ontem lá estive e quase não dava volta! Até o Idalino lá estava.

    O resto é conversa.

    ResponderEliminar
  7. Efectivamente como mostra gastronó-
    mica não tem nada,os pratos não são
    os habituais duma zona de porto de pesca,peixe nem vê-lo ,os nossos
    restaurantes não estão devidamente representados.O que se vê ,são
    Associações,um partido político e
    comerciantes doutras paragens que
    nada tem a ver com Sines,vêm sómen-
    te especular nos preços e na má
    qualidade.Tudo isto tem de ser re-
    visto,com o que se passa fechar a avenida por este estado de coisas é uma afronta.

    ResponderEliminar
  8. "promover uma das principais riquezas turísticas e culturais de Sines, a gastronomia”, “as Tasquinhas reúnem no mesmo espaço empresários da restauração e associações locais, que têm nesta iniciativa uma oportunidade de divulgar os produtos gastronómicos que caracterizam a região, num contexto de mostra gastronómica”

    eis o que consta no site da camara relativamente Às tasquinhas 2009.

    Leiam os post, se faz favor

    ResponderEliminar
  9. Será que o povo não gosta das tasquinhas?
    Claro que gosta, como disse o anónimo o recinto tem estado sempre cheio de povo.
    Se fosse assim, como o Bráz quer vender, o povo não aderia, não almejavas eventos para o povo Bráz?
    então aí tens.

    ResponderEliminar
  10. O que é verdade é que estão cheias de gente todos os dias.
    O PCP é contra, mas tambem tem uma tasquinha.
    Muitos daqueles que dizem mal, não perdem a oportunidade de passar por lá.
    Dizem mal, porque dizer mal é chique, mas depois meio escondidos por lá andam.
    Não tenham vergonha, divirtam-se e vida são dois dias.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  11. O Anónimo das 10.11 disse que até o Idalino lá estava,é para o que isso serve.
    O MC está sempre á porta
    e agora o Idalino anda a pavoniar-se entre a multidão, ele que hiberna em StºAndré e só aparece nas eleições,vamos ver o que acontece aos outros!..O slogan Agora Podemos Sonhar,(APS) do Idalino já não lhe chegava os posters gigantes que ninguém sabe quem paga,calculem, agora tambem
    quer damçar o samba nas tasquinhas,mas não tem jeito nenhum
    para isso,não tem avontade.

    ResponderEliminar
  12. tenho dúvidas:

    alguns dos comentários são de pessoas que
    1. não entenderam
    2. não querem entender
    3. apenas sentem necessidade de dizer algo
    4. expliquei-me mal

    comecei deste modo:

    Para que fique claro, gosto das “Tasquinhas”, como gosto dos mastros nos santos populares, pelo que representam de trazer os Sinienses para a rua, pela existência, se bem que temporária, de um espaço lúdico, de (re)encontro e convívio dos sinienses, o cariz popular da iniciativa

    acabei assim:

    Mude-se a localização e adeque-se os objectivos e mantenha-se a festa por muitos e bons anos.

    infelizmente não dá para fazer um desenho

    ResponderEliminar
  13. As tasquinhas podem na opinião de alguns não estar no melhor local, mas a verdade é que é uma aposta ganha ,se não fosse assim aquela avenida não estava cheia de gente, estive lá no Sábado á noite e adorei ver a força de vontade do pessoal do Carnaval que com tantas dificuldades que tem e muitas criadas pla maldade dos invejosos,mesmo assim brilharam naquela avenida e mais este ano também lá estão nas tasquinhas cheios de alegria e vontade de trabalhar .
    Força pessoal a nossa terra precisa de pessoas como vocês, não de gente que só sabe criticar.

    ResponderEliminar
  14. "O PCP é contra, mas tambem tem uma tasquinha."
    Cara Joana antes de dizer asneiras/mentiras /inverdades/falsidades procure informar-se. A gerência agradece.

    ResponderEliminar
  15. Dá para fazer desenho sim, desde que redesenhes a tua postura, a localização é a melhor de sempre, e só vai ser possivel melhorar quando a nossa avenida gentilmente projectada com a colaboração do Eng.º Idalino José, apenas tiver 1 só faixa de circulação, pois a avenida é bonita, mas é uma pena ter sido projectada para os carros, 4 faixas de rodagem e se não bastasse, uma série de lugares de estacionamento em espinha, as pessoas foram esquecidas, esta é a a dura realidade e visão no candidato do PS.
    Bráz, tu não gostas de nada que seja da safra do MC e seu executivo.

    ResponderEliminar
  16. Cara Joana, antes o PCP dizia que a localização das tasquinhas era a melhor, hoje dizem cobra e lagartos de MC - infelizmente é assim em politica vale tudo.
    O PCP perdeu a CMS às suas mãos, essa é a verdade, chamam traidor a MC, mas na verdade eles é trairam o Presidente eleito pela CDU.
    Queriam o Sr. Albino para Presidente, rapazes de visão.

    ResponderEliminar
  17. Sinceramente não consigo entender estes politicos,se bem me recordo as Tasquinhas na Avenida foram criadas no tempo da CDU, agora é a propria CDU que critica o local, com a promessa que caso ganhem as eleiçoões passa tudo para a zona histórica .Tenham vergonha o povo de Sines não é burro .
    Tenho a certeza que em Outubro e para bem de todos nós que não ganha a CDU´.Já chega mais de 30 anos de comunistas.

    ResponderEliminar
  18. A minha opiniao sincera é que eu pessoalmente gosto de onde as tasquinhas estao,ainda ontem estive la a jantar, e soube maravilhosamente bem estar sentada a jantar e a ver o por do sol,soube mesmo muito bem, mas tambem concordo que falta ali muita comidinha boa e nao apenas saladas que é o que se vê em maioria, fui a procura do polvo á lagareiro, que vi no site da camara municipal nos expositores que teria lá,cheguei la e nada, la me contentei com uma feijoada de choco muito boa até.cheguei la por volta das 19:30 e ja poucos espaços para sentar encontrei, e cada vez encheu mais conforme foi ficando de noite...mas sim concordo plenamente na questao da gastronomia.

    ResponderEliminar
  19. Eu em tempos também frequentava as tasquinhas, quando estas tinham alguma qualidade, agora como estão de facto só passo lá para poder ter uma opinião porque têm vindo a piorar desde alguns anos. É claro que estão cheias, as pessoas em sines estão sequiosas por QUALQUER evento, e desde que meta cerveja pelo meio não é complicado atrair público. Mas se de facto se se quer mostrar a gastronomia (principalmente aos turistas porque os locais penso que já conhecem) um pouco mais de qualidade não seria mau. Eu sou de sines e prefiro não lá ir e se fosse turista nem punha lá os pés. Já agora, ter muita gente não siginifica que esteja bom e só comprova uma ideia que eu tenho dos sinienses, são MUITO pouco exigentes, talvez pelos quase 30 anos de secura que tiveram. Agora já têm alguma oferta mas as mentalidades já estão muito quadradas.

    Cumprimentos
    Rafael Carapinha

    ResponderEliminar
  20. Aos anónimos das 2:33 PM, Julho 06, 2009 e das 2:33 PM, Julho 06, 2009

    Peço desculpa mas não sei fazer desenhos nesta caixa de comentários.
    Espero que entendam por palavras.
    As Tasquinhas, enquanto evento, são consensuais em todos os partidos. A localização das mesmas não é consensual.
    E não é consensual entre partidos e entre pessoas dos mesmos partidos.
    As Tasquinhas, na sua versão Avenida, foram efectivamente uma iniciativa de um executivo CDU. E já nessa altura, mesmo antes da 1ª edição na avenida, a localização levantou polémica. Já nessa altura em todos os partidos havia opiniões divergentes, uns a favor outros contra a sua nova localização, sendo que todos estavam de acordo que o espaço da docapesca estava esgotado.
    Após duas edições, esperava-se que este executivo, que não é CDU, tivesse em conta as correcções necessárias para fazer crescer ainda mais o evento. Tal facto não sucedeu em todos os aspectos do mesmo. O Autismo do Dr. Manuel Coelho, e dos seus fieis seguidores estão bem patentes nesta questão, são os iluminados dai não necessitarem de ouvir ninguém.
    Todos os pontos de discordia em relação às Tasquinhas foram este ano ampliados, numa demonstração do eu quero posso e mando. A qualidade baixou, o dinheiro gasto com as actuações musicais aumentou, ainda iremos saber se duplicou, triplicou,quadriplicou...,sem que a qualidade tenha aumentado, a avenida continou fechada e no sabado então foi a loucura total. Um evento como este quer um amplo consenso de todos os sinienses, por todas as razões, então onde está o problema de se tentar um novo local? Ou uma nova solução para que o mesmo ocorra na Avenida? Eu respondo-lhe: O problema está em que o Dr. Manuel Coelho, e o seu séquito de seres iluminados, não aceita que alguém possa ter uma opinião divergente da sua, é dai que nasce toda esta polémica em volta das Tasquinhas. Só isso justifica que não se tenha tentado uma nova solução, o autismo desta gente.
    Tudo isto para dizer que quando estas pessoas faziam parte de um um projecto colectivo, CDU, havia, como nos outros partidos, quem entende-se não ser aquele o melhor local, quem entende-se que o local era bom mas não se devia fechar a avenida na sua totalidade, etc... portanto não é de admirar que a CDU venha agora dizer que possivelmente se terá de equacionar uma nova forma de impulsionar as Tasquinhas. E uma vez que os iluminados sairam, possivelmente a CDU aquilo que está a fazer é a retornar ao seu caminho, ouvir as pessoas ir ao encontro das suas aspirações. O tempo e o metodo de eles comem o que lhe der-mos já passou. Radicou-se num movimento ("independente").
    Sines é para discutir com os Sinienses e é a eles que pertence a decisão em relação ao seu futuro. Provequemos a discussão de forma salutar e civilizada. Todos ficaremos a Ganhar!
    Com Sines Sempre!

    ResponderEliminar
  21. Caro anónimo das 8:19,

    A sua conversa é interessante, mas será que o vosso candidato (CDU) escondido Sr. Albino, Sr. Albino pois, será homem para ouvir os outros, já demonstrou que faz o que quer nem que seja às escondidas. Espero que, para bem dos sineenses, a CDU não ganhe e o futuro não venha a provar que o anónimo das 8:19 está enganado.
    E digo-lhe mais, sei do que estou a falar.
    Para os mais velhos ou os ortodoxos do PCP, que são quem mais sabe do assunto, volto a lembrar-lhes das sábias palavras do falecido Amaral, na altura levaram com o Raposo, agora levaram com o Coelho e se esta não for mortal, pelo que estou a ver vão levar com o Albino que será o remate perfeito, os erros repetem-se, e são cada vez mais refinados. O grave é que não seria só o PCP a ser prejudicado, o Municipio de Sines também o seria.
    Cumprimentos a todos.

    ResponderEliminar
  22. Sineeses, e não Sinienses.
    Uma correcção feita com intenção de ajudar e não com malícia.

    ResponderEliminar
  23. So um aparte!!!!
    Alguem saberá dizer porque motivo as bandas que tocam nas tasquinhas o ano passado eram contratadas directamente pela CMS e este ano são contratadas por um agente que a CMS indica????

    Será por que motivo?????
    Se souberem a razão agradeço que informem.

    ResponderEliminar
  24. a razao nao sei, mas sei que no ano passado pelomenos uma banda de Sines esteve uma apresentaçao em palco (4Ever) e este ano não encontro nenhuma no cartaz...

    ResponderEliminar
  25. Porque é que a música ao vivo das tasquinhas acaba à meia noite?

    Sábado passado foi uma tristeza.
    Acabou o desfile do carnaval e logo a seguir acabou o batuque dos brasileiros...
    A avenida cheia de gente sem nada para se distrair...a não ser imperial...

    ResponderEliminar
  26. Caro anónimo das 10:32 PM, Julho 06, 2009, Penso que queria dizer Sineenses. Se era, a correcção está feita.

    Caro anónimo das 9:01 PM, Julho 06, 2009

    Julgo estar a responder a alguém com alguns conhecimentos da vida interna de uma organização. Quiça até alguém que teve ou têm responponsabilidades na vida interna dessa organização. Se assim for, digo-lhe que é daqueles elementos, que pode ter tido um grande passado, mas... perdeu-se. Para o bem e para o mal o caminho dos sineenses e da CDU, têm sido comum. Podendo todos nós aspirar sempre a melhor, o passado, mesmo com aspectos menos positivos, não é de desdenhar. As questões que levanta, tendo como base de comparação ocorrências do passado, só as faz para puxar à discussão algo que não está aqui a ser discutido. A questão não é o elemento A do partido b ou o elemnto c do partido Y. O culto da personalidade faz parte do pseudo-movimento de independentes, não da CDU. O que aqui era discutido, era a localização das Tasquinhas. Nada mais!
    Mas como sobre essa matéria os argumentos são escassos vai de desviar as atenções com questiunculas.
    Mas da diversidade de opiniões, mesmo quando elas, como é o caso, não são pertinentes, podemos sempre extrair algo que nos faça reflectir. O tema por si trazido de forma sublimar, ser ou não ser de Sines, assunto tantas vezes matéria de discussão, é algo que daria um bom tema de conversa.

    ResponderEliminar
  27. Eu tinha preocupações é se os artistas tivessem sido contrados pela Kuseca, ou Teodoro, ou alguma agência de viagens.

    Isso sim era uma preocupação, mas eles andem aí e aos poucos vai-se descobrindo as coisas

    ResponderEliminar
  28. Sr. Barbatana talvez esteja enganado eu vou cantar nas Tasquinhas e foi a Camara de Sines que me contactou directamente.

    ResponderEliminar
  29. Para que fiquem elucidados sobre esta dúvida constante:

    "Escrevem-se com i, e não com e, antes da sílaba tónica/tônica, os adjetivos e substantivos derivados em que entram os sufixos mistos de formação vernácula -iano e -iense, os quais são o resultado da combinação dos sufixos -ano e -ense com um i de origem analógica (baseado em palavras onde -ano e -ense estão precedidos de i pertencente ao tema: horaciano, italiano, duriense, flaviense, etc.): açoriano, acriano (de Acre), camoniano, goisiano (relativo a Damião de Góis), siniense (de Sines), sofocliano, torriano, torriense [de Torre(s)];"

    Também podem verificar neste link (pdf):

    http://www.priberam.pt/docs/AcOrtog90.pdf

    A Mixuguita

    ResponderEliminar
  30. Em resumo aquilo que o anónimo das 08;19 diz é treta. Então no ano passado não eram todos da CDU?. E o que é que aconteceu?Fecharam a avenida tal como este ano. Esta é a prova provada que "ELES" não se confinaram no SIM, eles SIM e CDU são a mesma coisa. Querem melhor exemplo? Diz este anónimo que agora depois desta autentica tempestade do SIM vem a bonança, mas qual quê. Tem que sair TODOS fora com eles Albinos, Coelhos, Chicos, e todos os seus sequitos, já demonstraram que são incapazes.
    Cumprimentos,
    O€

    ResponderEliminar
  31. Sempre fui de sines,estou longe mas "sou"da nossa terra, pessoal,tasquinhas não é politica,ponto final.

    Sejam ,comunistas,ps ou outros,tasquinhas é festa,mesmo com a fifi e o rebolão,são a "nossa" festa,que vos interessa que o Idalino lá tenha estado,não é um cidadão como vcs ou eu?

    Que dirá o pessoal daqui de v.n milfontes que "viu" o Alberto joão em tronco nu no Malhão? (contaram-me e eu ri-me)ridiculo quem tão mal diz do CONTENENTE,mas andou cá,caem cá todos :o)

    Que interessa que o sr presidente Coelho não seja da terra ou o Idalino esteja em St.André?,bocas toinas,só pode.

    As tasquinhas são um BEM para todos,a localização,Má,mudem,ponham a cabeça a trabalhar mas não degrinam o espirito do povo__vamos ás tasquinhas__ 4ever.

    Alvaro,banda 4ever,Sines.

    ResponderEliminar