domingo, 30 de outubro de 2011

DEMITA-SE!

Na caixa do correio
A recente tentativa desesperada de Manuel Coelho se colar ao Movimento Cívico representa muito simplesmente um oportunismo despudorado de alguém que ainda não percebeu que se afigura a um cadáver político daqueles que vemos nos filmes de terror com as entranhas à mostra, um zombie. Não percebeu que está gasto e desacreditado e nalguns casos é alvo de chacota, ouvi-lo falar em luta contra a poluição soa a falso, soa a mangação, soa a desespero para manter o poder a todo o custo. Felizmente a política local não é tão distante como a nacional onde o Presidente da República pode agora fingir que não tem qualquer responsabilidade na situação do País e da condução da política que nos trouxe aqui. Quando o ainda presidente da câmara tenta fazer esse malabarismo, além de se sair mal, as pessoas sorriem por dentro, mesmo aqueles que ele pensa estarem com ele, assim é com a poluição.

Ao que parece o dito senhor apresentou um extenso pacote de medidas para acabar com os problemas de Sines e para isso vai fazer um elevador que não servirá para nada e quem sabe até acabar uma rotunda que iniciou há mais de dois anos e inferniza a vida de todos aqueles que passam na Costa do Norte. Quanto à poluição, mais do mesmo, ou seja, nada, porque até aqueles que ele consideraria como aliados já lhe viraram as costas e junto deles a sua credibilidade também voa razinho, próximo do zero. Demita-se!

..

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Tribuna Pública em Santiago do Cacém

Contra o Empobrecimento do País e dos Portugueses
Pelo funcionamento da Justiça.

Na Concentração do dia 24 de Outubro, em São Francisco da Serra, foi aprovada por unanimidade uma resolução que junto anexamos.


Por um Serviço Nacional de Saúde: Universal, Geral e Gratuito

A população de S. Francisco da Serra, de Santiago do Cacém em conjunto com as Comissões de Utentes do Litoral Alentejano e os autarcas da região reunidos no Largo da Junta de Freguesia de S. Francisco da Serra no dia 24 de Outubro de 2011 tomou a seguinte resolução em defesa do Serviço Nacional de Saúde e da prestação local de cuidados de saúde:

1.    Combater a política deste Governo PSD/CDS que tem, contrariamente ao instituído na Constituição da República Portuguesa, tornado os cuidados de saúde pagos, escassos, de fraca qualidade e distantes das populações.
2.    Combater a política de cortes cegos na Saúde evidenciada com a proposta de encerramento dos postos médicos e extensões de saúde com menos de 1500 utentes sem qualquer critério associado às distâncias a percorrer pelos utentes, pelas condições socioeconómicas e envelhecimento das populações afectadas e sem salvaguardar a existência de uma rede de transportes públicos capazes de mitigar os efeitos destes encerramentos.
3.    Combater a política que permite que grande número de cidadãos não tenha acesso a médico de família (6.000 em Grândola, 7.500 em Santiago do Cacém, 1.500 em Sines e 4.000 em Odemira).
4.    Combater esta política de encerramentos e estrangulamento financeiro das unidades de saúde que coloca em causa o acesso a cuidados primários e em risco a saúde das populações ou invés de promover uma gestão eficiente e criteriosa dos recursos humanos, materiais e financeiros.
5.    Combater esta política de cortes nas comparticipações dos medicamentos, nos transportes e aumentos generalizados nas taxas moderadoras e no acesso aos serviços de saúde
6.    Combater esta política que agrava as já precárias condições de acesso à saúde e empurra os doentes para as urgências hospitalares e para os serviços de saúde privados.
7.    Saudar os profissionais de saúde, que pela sua qualidade e empenho, nível de prestação e eficiência mantém o Serviço Nacional de Saúde no 5.º lugar da OCDE.
8.    Defender o Serviço Nacional de Saúde como o sistema mais justo, eficaz e sustentável de prestar cuidados de saúde aos cidadãos.
9.    Afirmar a oposição e discordância aos cortes previstos para o orçamento da Saúde para o próximo ano que restringirá ainda mais o acesso aos cuidados de saúde num ministério que já vive em suborçamentação crónica.
10. Reafirmar a reprovação pela forma como o Litoral alentejano e os seus serviços de saúde têm sido considerados pelo Governo e repudiar qualquer tentativa de encerramento ou transferência de serviços.
11. Reafirmar a necessidade de garantir a prestação de cuidados de saúde às populações do Litoral Alentejano e de melhorar o seu nível de qualidade através do reforço de recursos humanos, técnicos e logísticos.

A saúde é um direito e sem ela nada feito


S. Francisco da Serra, 24 de Outubro de 2011

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

domingo, 16 de outubro de 2011

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O FMI veio para ajudar(?) - Vídeo actualizado.

 Carlos Carvalhas, 6.4.011

São 7 minutos que de vídeo que antecipavam o momento presente.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Todos contra a poluição - Chega !!

Está constituído um grupo de cidadãos que Lutam contra a poluição e os respectivos maus cheiros que "impestam" várias horas do dia e já há muito tempo.
O Grupo formado no Facebook atingiu até hoje os 632 participantes que manifestam o seu mais veemente protesto pelo facto de, até ao momento não haver uma resposta cabal das autoridades para o que está a suceder na costa alentejana, com maior incidência na zona de Sines.
Está então já marcada uma assembleia de participantes do grupo para elencar algumas medidas que possam vir a satisfazer a curiosidade de todos. O local adiantado é o ponto de encontro pelas 19 horas do próximo dia 14 de Outubro.
Se todas as pessoas ou pelo menos metade delas participarem activamente com as suas sugestões nesta assembleia, é de crer que o futuro pode ser diferente.
Há de facto algo de muito importante para a saúde e vida de todos nós que terá que mudar. 
É possível a convivência da Indústria duma forma sustentada com as populações mas com regras de segurança que sejam devidamente fiscalizadas e observadas.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Discriminação no Complexo de Sines

Os emails Anónimos começam a dar nas vistas. De facto as informações recolhidas referem actos de discriminação entre trabalhadores Portugueses e Espanhóis.
Seria bom para todos, que este assunto saltasse para a discussão que, a ser verdade, é demasiado grave para não se tomarem as medidas correctas.
Para mais Informações ver Aqui

domingo, 2 de outubro de 2011

Encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra


Divulgação
As Comissões de Saúde do concelho de Santiago do Cacém, tiveram conhecimento do encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra, desde o dia 3 de Outubro de 2011.
 
   São Francisco da Serra é uma pequena freguesia, no concelho de Santiago do Cacém com cerca de 900 habitantes. A Extensão de Saúde mais próxima desta freguesia é na sede de concelho. Uma distancia de mais de 15km e onde não existe transportes públicos. A maioria desta população é idosa, com baixos rendimentos e sem viatura própria.
 
   O encerramento da Extensão de Saúde restringiu o acesso de todos os habitantes aos cuidados de saúde primários. O direito à Saúde está colocado em causa para esta população.
 
   O encerramento da Extensão de Saúde de São Francisco da Serra insere-se numa política de desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde, de redução e/ou encerramento de serviços e de redução dos profissionais de saúde, onde as questões economicistas imperam, em detrimento da prestação dos cuidados de saúde à população. A política de saúde não pode estar sujeita a critérios cegos.
 
   O Governo PSD/CDS tem a responsabilidade de assegurar a toda a população o acesso a cuidados de saúde com qualidade e eficiência. Cabe ao Governo PSD/CDS assegurar o direito à saúde, como está consagrado na Constituição da República, através do reforço do investimento público e assente numa política de proximidade, que dê resposta às necessidades da população.
 
   As Comissões de Utentes do concelho de Santiago do Cacém, informam que estão contra a mais este encerramento.