quarta-feira, 30 de junho de 2010

Obras no Pavilhão e Estádio Municipal

Está para breve o inicio das obras de requalificação e manutenção do pavilhão e estádio Municipal, ou dito de outra forma, na falta de dinheiro para fazer a cidade desportiva, vamos fazer umas melhorias nos equipamentos desportivos de Sines, que o tempo e a falta de investimento tratou de torná-los nos piorzitos da região.

As referidas obras que espera-se dignifiquem e qualifiquem a pratica do desporto e os seus intervenientes e espectadores, deverá ser, digo eu, alvo de concurso ou consulta a várias entidades de forma a obter as melhores condições para a autarquia e logo a mais correcta aplicação do dinheiro dos contribuintes de forma transparente.

Desconheço, para já, quem financiará a obra ou parte dela, se o Instituto do Desporto de Portugal, se o Vasco da Gama do Brasil, se o orçamento municipal, se o dinheiro da Petrogal - o tal que não pode ser aplicado na construção das escolas, porque somente poderia ser  aplicado no Complexo Desportivo, lembram-se?, ou outro.

Também, ainda não sei qual o custo total e parcial de cada intervenção, nem quem será o executor, mas deveremos manter-nos atentos, pois trata-se de uma obra importante, que de provisório nada terá.

terça-feira, 29 de junho de 2010

Dentro das expectativas


Findaram os oitavos-de-final e a participação portuguesa no Mundial 2010. Quanto à nossa participação lá iremos, para já as conclusões deste momento da prova:

Das 4 equipas sul americanas - já as grandes vencedoras deste mundial - apenas uma está fora de prova, eliminada... por outra selecção sul-americana;

O Gana, sem grande surpresa, pelas razões que referir no anterior post sobre esta selecção mantêm-se em prova;

As grandes equipas, como os grandes jogadores, aparecem nos grandes momentos, e assim a Alemanha, Argentina e Brasil, despacharam os adversários de respeito como a Inglaterra, México e Chile, com resultados chorudos;

Com 4 Sul-americanas, 3 Europeias e uma africana, apuradas para os quartos-de-final, neste Mundial a tradição ainda é o que era. Excepto a eliminção prematura da Itália e o intruso Paraguai, que com 4 empates e apenas uma vitória (o seu único resultado digno de revelo), já fez história;


Mantenho a minha aposta desde a primeira hora, de entre Brasil, Alemanha e Espanha sairão os dois finalistas.

Quanto a Portugal, as seguintes observações:

Um futebol de expectativa, de contra-ataque, apostado no erro do adversário, pode ser suficiente para não perder, mas raramente basta para ganhar e nunca serve para ser campeão;


Queiróz, tem a real percepção da equipa que temos e das suas (da equipa) fragilidades, continua a revelar-se um mestre da táctica e um aprendiz do banco. Com dificuldade de sair do gabinete, revela elevadas dificuldades de reagir perante as contingências do jogo;

Hoje volta a apostar em Ricardo Costa, mais como terceiro central que como defesa direito, o que até não correu mal, mas no decurso do jogo, tira Hugo Almeida para colocar Danny, substituindo quem estava a segurar a defesa adversária e procura acelerar as transições para o ataque. Mas como não joga sozinho, a ausência de Hugo Almeida, permitiu ao adversário sair mais organizado e rapidamente, quebrada a primeira linha defensiva. Mas hoje foi apenas um jogo, para encontrarmos as razões teremos de cavar mais fundo:

Com um apuramento pouco mais que sofrível, chegámos ao Mundial com uma ala direita sempre mal amanhada, e selecções coxas não ganham competições;

Tácticas como a de 9-1 contra o Brasil e 10-0 contra a Espanha, cedo ou tarde correm mal. São esquemas de jogo em que Cristianos Ronaldos nunca poderão mostrar o que valem, mas deixemos isso para Mourinho que o transformará de um dos melhores do Mundo, em claramente o melhor do Mundo;

Depois segui-se a trágico-comédia habitual, descemos ao inferno devido a um empate, normalíssimo e aceitável com a Costa do Marfim; ascendemos aos céus com os 7-0 contra a mais frágil selecção deste Mundial em que após os 2-0 nada mais tinha a perder do que arriscar tudo; ficámos com a ilusão de que somos melhores que o Brasil, se não fosse o árbitro; e hoje a realidade...a diferença que separa as melhores selecções do Mundo (e somos uma delas) faz-se de pequenos pormenores.


Depois veio a estatística, essa dama sempre pronta a servir os fracos argumentos. Não perdemos à 19 jogos, não sofremos golos à não sei quantos, fomos a equipa que na fase de grupos mais marcou e menos sofreu. E depois, dá direito a título? Não, e com apenas um golo sofrido fomos eliminados, por uma Espanha que até começou a prova a perder. Mantêm-se uma máxima que aprendi cedo no desporto, o vencedor não é quem começa a ganhar, mas quem acaba.


Mas para quem gosta da análise fria da estatística fique a saber que a nossa participação neste Mundial salda-se por uma vitória, 2 empates e uma derrota. Nenhum golo marcado, excepto a uma estranha Coreia, com um guarda-redes que não lembra a ninguém.

Para que não pensem o contrário, como a maioria dos Portugueses desejava ganhar o Mundial, mas como uma pequena minoria, que não confunde desejo com realidade, tinha consciência que o futebol ainda tem alguma lógica.

Mas existe um lado positivo da nossa participação, desde o apuramento até à nossa eliminação. Mostrámos ao Mundo um gigante das balizas e um defesa de eleição, Coentrão. Conseguimos encontrar um substituto para um estafado Deco, renovámos a equipa, aprendemos a jogar em vários sistemas tácticos, e por fim fizemos uma participação dentro do nosso real valor.

Portugal continua a confirmar-se entre as 10 melhores selecções do Mundo - independente dos estranhos rankings da FIFA - o que nos permite discutir o resultado com qualquer selecção em qualquer local, depois não fomos eliminados contra uma equipa qualquer, mas contra a campeã europeia em título e uma segura, em minha opinião, cliente da final deste Mundial.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Divulgação: Conferência de Imprensa da CDU

Senhores Jornalistas

A maioria política, Movimento SIM, que gere a Câmara Municipal de Sines apresentou em recente reunião de Câmara a sua estimativa de custos para o próximo festival de Músicas do Mundo a ter lugar nos próximos dias 28 a 31 de Julho.
Um festival mais pequeno, apenas quatro dias, a que foi retirado, quanto à CDU erradamente, a sua componente de Porto Covo mas que prossegue a senda do despesismo irresponsável e do agravamento das já débeis finanças municipais.
As despesas previstas atingem o montante de 528.760 euros assim repartidos:
- Músicos – 192.920 euros;
produção técnica – 260.840 euros;
divulgação – 75.000 euros.

Por outro lado as receitas previstas montam a 375.000 euros assim repartidos:
-Bilheteiras-150.000 euros;
apoios 100.000 euros;
cervejeira 70.000;
outros 55.000 euros.

À partida um prejuízo de 153.760 euros, sem afectação dos custos da própria Câmara.
Absolutamente inaceitável.

A CDU defende que o Festival de Músicas do Mundo se realize todos os anos, em todo o município e que tenha como orçamento limite as receitas que seja capaz de angariar. Podemos dizer que um festival musical com um orçamento de 375 mil euros já será um dos festivais mais caros dos que se realizam anualmente no país.

Por outro lado esta loucura de se produzirem espectáculos altamente deficitários e pagos pelo dinheiro dos contribuintes com escassos quatro dias de duração e sem consequências visíveis no tecido social e económico siniense, tem reflexos altamente negativos em toda a actividade financeira da Câmara Municipal. Na qualidade dos serviços públicos prestados à população, nas obras de restauração e conservação do património, nos investimentos, nos apoios às colectividades e associações, nos pagamentos a comerciantes e industriais, etc. etc.

Aliás a não realização este ano de 2010 do passeio da primavera para os seniores sinienses tem tudo a ver com esta política financeira desastrosa. E afinal dizia-se na campanha eleitoral de Outubro passado que a CDU se ganhasse as eleições acabaria com os passeios. A CDU acabaria era com este regabofe de deitar dinheiro à rua, faria um Festival à medida das possibilidades financeiras e teria realizado o Passeio da Primavera como era sua obrigação política.

A Comissão Concelhia de Sines da CDU
Sines, 28 de Junho de 2010

Sempre a aprender


Desde 2007, que o PS do Distrito de Setúbal, realiza uma Universidade de Verão, sobre temáticas da actualidade e tendo como oradores figuras de relevo na politica nacional.

É indisfarçável a alegria do líder do Movimento SIM, na universidade de verão do PS, para além dos ensinamentos que enchem a alma, parece ser um sentimento de pertença, de estar entre iguais que lhe anima o espírito.

Admiro quem gosta de aprender toda a vida, sou de opinião que mudar de opinião não é necessariamente um "beijo de Judas", compreendo o pragmatismo dos partidos em acolher dissidentes e apresenta-los como conquistas. Admiro os primeiros, compreendo no segundos, mas não confio em ambos.

sábado, 26 de junho de 2010

Doravante acabaram os empatas


Terminada a fase de grupos do 1.º Mundial Africano, pode-se concluir que:


Confirmou-se o que disse após o empate com a Costa do Marfim, ao contrário dos profetas da desgraça, passaram Portugal e Brasil

Cristiano Ronaldo continua a ser escolhido pela FIFA como o melhor em campo, em todos os jogos que participou. No jogo com o Brasil, Fábio Coentrão, Eduardo e Lúcio foram claramente melhores. Não desgosto de Cristiano Ronaldo, que considero pertencer ao grupo dos 5, 6 melhores jogadores do mundo da actualidade, como não pode estar sempre num pico de forma, este 5,6 vão se revezando no topo. Caso Cristiano fosse um estreante no Mundial, desconhecido na mais alta roda do futebol, teria sido considerado o MVP em algum jogo? Obviamente que não.

Num Brasil em que 23 seleccionados apenas 3 jogam no Brasil, uma Alemanha com um turco e dois polacos, Portugal com 3 Brasileiros, é agradável ter surpresas - não revelações - como Ozil, Fábio Coentrão, Suarez e Quagliarella que fez o jogo da sua vida, no pior jogo da sua vida

Quanto aos apurados, surpresas apenas a escandalosa eliminação da Itália e a estranheza da incapacidade sérvia de conseguir mostrar o que vale. Quanto à França não estranho a eliminação, mas a medíocre participação.
Meia surpresa para o Japão e o Gana só constituirá surpresa para quem desconhece  que esta conta com vários jogadores que foram campeões do mundo sub-20, ou o 2.º lugar na CAN 2010.

Na fase de grupos nenhuma equipa mostrou futebol de campeã , excepto talvez a Argentina a quem falta um adversário que ponha à prova a sua defesa (tal como a Holandesa) para aferirmos o seu real valor.

Reafirmo que a Alemanha, Brasil e Espanha continuam a ser os candidatos ao título.

Estranha a ausência de casos de dopping.

Tão arrependido que Platini estará de ter permitido que a França fosse apurada à mãozada. Gostava de ter assistido à festa na República da Irlanda com o triste espectáculo da França.

32 equipas com apenas três jogos cada e apenas duas se mantiveram invictas - Holanda e Argentina-, duas mantiveram as redes imaculadas - Portugal e Uruguai -, e apenas duas fizeram 7 golos - Portugal e Argentina.

4 equipas sul-americanas em provas, 3 apuradas em 1.º lugar e o Chile em 2.º com os mesmos pontos da Espanha. Domínio Sul-Americano no futebol Mundial? Creio que sim, acredito fortemente na possibilidade de termos 3 equipas sul-americanas nas meias-finais.

Doravante as coisas mudarão e o futebol será outro, ainda mais paciente e calculista, esperando o erro alheio, mas serão mais as tentativas de provocar esse erro.

Portugal e Espanha vão encontrar-se demasiado cedo, dum lado a equipa que mais gosto, Portugal naturalmente, do outro a que mais aprecio actualmente. Lamento que esta última ganhará.

As probabilidades estão claramente do lado Espanhol. Enquanto nós apenas contamos com um jogador que fazendo um jogo excepcional - daqueles que se fazem 2 ou 3 vezes numa carreira - pode decidir a partida, a Espanha tem 3 ou 4 jogadores com essa capacidade. Depois se nenhum jogador tiver uma tarde de génio, restam as equipas, e aí não parece haver ninguém melhor neste campeonato que o adversário que nos espera.

Mas todo o futebol é possível contrariar, veja-se o Barcelona-Inter, está lá tudo o que necessitamos para ganhar a Espanha. Fechados, apoiados a defender, rápidos a atacar pelas ai.las, pois o futebol de Espanha coloca 4, 5 elementos no miolo a jogarem com passe curtos e grande mobilidade. Este é o jogo em que mais lamentaremos a falta de Bosingwa e Nani.

Divulgação: Conferência de imprensa

A CDU - Coligação Democrática Unitária vai realizar uma confer~encia de imprensa, no próximo dia 28 de Junho, 2ª feira, pelas 16h00, na sede do PCP junto ao largo do Castelo em Sines.

A conferência terá como assuntos mais relevantes a política financeira da Câmara Municipal de Sines e o próximo Festival de Músicas do Mundo.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Coincidências do nosso jornalismo

Os céticos dizem que não existem coincidências, porque tudo pode acontecer, embora por vezes seja pouco provável.
Pois eu acho de todo impossível estas duas notícias aparecerem no mesmo dia, não sei com que ordem, sem o dedo de alguém. Ora vejam:


Notícia 1 (2) - © 2010 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Porto, 23 jun (Lusa) - O antigo presidente da Câmara do Porto Fernando Gomes anunciou hoje ter avançado para a penhora de bens da TVI e dos ex-responsáveis da estação Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes, como forma de receber uma indemnização fixada judicialmente.
Em causa está uma indemnização de 40 mil euros decidida pelo Tribunal Cível de Oeiras e confirmada em maio passado pela última instância de recurso, o Supremo Tribunal de Justiça, na sequência de notícias sobre alegadas buscas policiais em casa de Fernando Gomes.
"Esperámos 30 dias após o acórdão do Supremo e, como ainda não pagaram, ontem mesmo [terça feira], o meu advogado notificou o da TVI de que avançará para a penhora de bens", disse o antigo autarca do Porto e atual administrador da Galp.

• Notícia 2 (1) – TVI 24

Por: Redacção /PP 23-06-2010 00: 25
Esta quarta-feira, vai ser pedido o levantamento da imunidade parlamentar do primeiro-ministro, José Sócrates, na Comissão de Ética da Assembleia da República, avança a TVI.
O pedido será feito pelo Tribunal de Instrução Criminal na sequência do processo de difamação interposto pela jornalista Manuela Moura Guedes a José Sócrates.
Recorde-se que a jornalista decidiu processar judicialmente o primeiro-ministro por difamação depois das acusações deste ao «Jornal Nacional» da TVI. «Um jornal travestido (...) feito de ódio e perseguição» foram algumas das palavras utilizadas pelo líder do PS.
Caso seja levantada a imunidade parlamentar, José Sócrates terá de responder às acusações no âmbito deste processo.
É a primeira vez que é pedido o levantamento da imunidade a um chefe de Governo para responder a um processo judicial.

O que eu acho mais estranho nestas notícias é que nenhum dos intervenientes tem qualquer ligação…

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Os trafulhas das portagens ou o tango mais intenso

Simplesmente extraordinário como o PSD responde ao PS, no caso das SCUTs
A artimanha é velha, é certo, mas pelos vistos eficaz, ou pagam todos ou não paga ninguém, disse Miguel Relvas, Secretário Geral do PSD, querendo parecer que está contra a politica do PS, no que às portagens das auto-estradas diz respeito e que é preciso que haja justiça na aplicação de mais este imposto. O coro fez-se ouvir, Rui Rio foi um dos que tocou a rebate: só o Norte é que paga que injustiça.

O que Miguel Relvas está a dizer ao PS, é que não sejam parvos, ponham já toda a gente a pagar de Norte a Sul que nós ajudamos à festa (ao tango). Podendo resolver o problema mais rapidamente porque é que havemos de andar aos bochechos? Justiça é todos pagarem não é ninguém pagar.

Embora às vezes pareça o contrário eles, PS/PSD, não querem saber das pequenas e das médias empresas para nada, não querem saber das pessoas para nada, não querem saber do interior para nada. O que os preocupa é se há dinheiro para pagar aos bancos franceses e alemães que são os credores da divida publica e da divida privada.

Pura demagogia, pura trafulhice politica, o tango dança-se de várias formas, todos sabemos. Sócrates tem razão, são sempre precisos dois dançarinos e ele escolheu Pedro Passos Coelho para seu par; Passos aceitou de bom grado e quer continuar a dança, inclusive com mais intensidade.

Porque não escolheu o PSD o outro caminho, ninguém paga, nem o Norte, nem o Centro, nem o Sul? As SCUTs devem manter-se para ajudar as empresas, as economias regionais a saírem da crise. Se colocaram 20.000 milhões ao dispor da banca, porque não mantêm uma situação que já vem de trás para ajudar a economia real e o emprego?

Esta política de gato escondido com o rabo de fora que o PSD vem propondo pode dar alguns votos, mas as pessoas não são parvas.

Antonio Gomes
_____________________________________________________________________________
A Máscara caiu DEFINITIVAMENTE!
Quem disse que ps e psd eram diferentes?
Agora ficamos com o ps com e sem D

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Duplo homicídio

Um homem assassinou ontem, terça-feira, a tiro, duas mulheres, uma delas a própria esposa, e depois tentou suicidar-se, em Sines, disse à Lusa fonte da GNR.


O duplo homicídio terá ocorrido cerca das 19:00, junto à barragem do Morgavel, em Sines, mas não foram reveladas as motivações do crime.

Segundo fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o presumível homicida foi transportado ao Hospital do Litoral Alentejano.

Contactado pela Lusa, o chefe de equipa das urgências do Hospital do Litoral Alentejano, informou que o ferido (e presumível homicida) foi posteriormente transferido, de helicóptero, para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

JN

Disser que conheci o Rui (presumível homicida, como cita o jornal), depois do sucedido, não sei se será o mais indicado. Conhecia no sentido que é possível conhecer alguém com quem nos cruzamos dezenas de vezes. Trabalhávamos ambos na Compelmada, motivos profissionais fizeram com que nos cruzássemos diversas vezes e não falássemos apenas de trabalho. Sempre afável, divertido, socialmente integrado, enfim o que se convenciona chamar normal. Não conheço os motivos que o terão levado a cometer não um, mas três tresloucados actos.

Como disse conheci o Rui, como é possível conhecer alguém sem sabermos quem é, ao ponto de desconhecer que a sua vitimada esposa era irmã de outro ex-colega nosso, de quem sou amigo.

A vida por vezes é um lugar estranho.

vídeo TVI24

COMUNICADO HCVG

Foi criado um novo clube em Sines com a denominação de Hóquei Clube Vasco da Gama.
O Hóquei Clube Vasco da Gama é uma associação que proporciona à população do Litoral Alentejano actividades desportivas nomeadamente através do ensino de patinagem a ambos os sexos, com o objectivo de participar em competições nacionais.
Este clube não foi criado contra ninguém. Este clube foi uma decisão de um grupo de treinadores, jogadores seniores, seccionistas e pais de atletas dos escalões de formação com uma única intenção:
  • Viabilizar a prática do hóquei em patins na nossa cidade de Sines.

Os nossos dirigentes têm sido acusados de traição. Na nossa ótica apenas temos defendido a modalidade não permitindo que ela se extinga em Sines. Se defender o hóquei é ser traidor, então vamos continuar a sê-lo.
Temos tido uma postura de silêncio em todas as situações menos agradáveis que têm surgido, mesmo quando são injúrias, roubos de chaves e assaltos à secção.
Vamos manter esta mesma coerência porque pretendemos apenas trabalhar em prol do objectivo a que nos propusemos.

É tempo de trabalharmos.
A Direção do HCVG

Sines nas notícias

O duplo homicidio ocorrido na Barragem de Morgavel, enche as conversas de café e a imprensa, não deixando espaço para outro acontecimento que poderá ter consequências dantescas.

Ontem voltou a ocorrer outro acidente na Repsol, tendo-se sentido uma explosão na zona Este da cidade de Sines. Apesar da elevada concentração de industrias que manuseiam materiais perigosos o Complexo de Sines não tem um historial gravoso de acidentes. Ao contrário do que alguns afirmam não penso que se deva à sorte, pelo menos totalmente, mas à manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos e aos mecanismos de segurança e detecção instalados. Mas por outro lado nos últimos tempo tem vindo a ocorrer um conjunto de incidentes, que se tentam desvalorizar, e que em minha opinião, também não se explicam somente pelo azar.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Flare da APS

Às 4h da manhã era esta a luz que iluminava Sines...

Massa Crítica/Bicicletada


Última Sexta-feira de todos os meses, 18 horas, Largo Poeta Bocage:
 
Na próxima Sexta-feira dia 25 de Junho de 2010, pelas 18 horas, terá lugar em Sines o primeiro passeio da Massa Crítica da História (de Sines).
 
A terra natal de Vasco da Gama junta-se assim a outras cidades portuguesas - Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro e Évora - onde o evento já ocorre regularmente e à rede global dos passeios Critical Mass, que inclui cidades como Nova York, Londres, Paris, Berlim, Barcelona, entre outras
 
 
O evento Critical Mass é um passeio colectivo mensal onde se celebra a cultura da bicicleta e se afirma o seu direito de circular na rua, em segurança.
A ideia surgiu em São Francisco, EUA, a 25 de Setembro de 1992 inspirada no documentário de Ted White, Return of the Scorcher, que mostrava a um ciclista chinês parado num cruzamento à espera que atrás de si se formasse um grupo de ciclistas com dimensão suficiente (massa crítica) para se impor aos automóveis e romper a corrente de tráfego.
 
A Massa Crítica não é uma organização, mas sim um evento sem líderes onde cada um é responsável pela segurança do grupo. O evento não é uma manifestação e como tal não carece de autorização, simplesmente acontece. Também não é um protesto contra os carros ou pela construção de ciclovias mas uma celebração que visa re-aclamar o uso da bicicleta como modo de transporte e direito de circular na faixa de rodagem. Este é aliás um direito consagrado no Código da Estrada (artigo 90º do DL 44/2005).
 
O trajecto a percorrer é decidido por consenso entre os participantes de forma a poder ser percorrido por qualquer pessoa, independentemente da sua condição física.
Mais informações no site nacional da Massa Crítica: http://massacriticapt.net/

Mundial - 2ª jornada da fase de Grupos



Mais conclusões:

Depois de na 1.ª jornada da fase de grupos, se ter marcado um total de 25 golos, na segunda as redes abanaram 42 vezes, quase o dobro. Tal como esperava a segunda jornada trouxe mais futebol, pois obrigaria muitas selecções a procurar a vitória, sem calculismos.

Mantenho o que disse no final da 1.º jornada: "o grupo de Portugal vai trazer muitas surpresas e passam Portugal e o Brasil"

O norte-coreanos cometeram a veleidade de ao contrário das previsões de todos os comentadores e analistas da praça não jogarem à defesa. Este resultado tem repercussões ainda imprevisíveis - não para eles coitados - mas para o futebol, reforçou a ideia que com equipa mais forte o autocarro não pode sair lá de trás.

O MVP de cada jogo é mais determinado pelos sponsors que pela qualidade do jogo de cada elemento. A luta Nike - Adidas, suplanta o duelo (qual???) Ronaldo-Messi.

A Alemanha, Brasil e Espanha continuam a ser os candidatos ao título.

O valor da selecção Portuguesa situa-se entre o jogo com a Costa do Marfim e o jogo com a Coreia, mas a margem é tão grande que ainda não dá para perceber qual o real valor.

Quanto à França, depois da cabeçada de Zidane, tudo é esperado, até marcarem um golito neste Mundial.

Aos fim de 2 jogos, das 32 selecções apenas 4 ganharam ambos os jogos - Brasil, Chile, Uruguai e Holanda. Significa grande nivelamento, mas por baixo.

Apesar do sucesso relativo das equipas Sul Americanas, apenas Brasil e Argentina, poderão aspirar às meias-finais.

A globalização tirou o exotismo e romantismo ao futebol Mundial. Já não existe um tipo de futebol africano, europeu ou sul-americano, já não existem jogadores revelação, como Roger Milla.

Por fim, perdem tempo os que andam a fazer contas sobre se será melhor para Portugal passar em 1.º ou 2 º lugar, de modo a não jogar nos oitavos com a Espanha. Primeiro porque teoricamente seria sempre preferível jogar com o segundo classificado, em segundo porque o primeiro será a Espanha.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Sondagem

Está disponível uma sondagem sobre a realização do FMM. Não é que adiante mais do que por momentos termos a ilusão que a nossa opinião conta para algo nesta Cidade.

A eternidade das palavras

Ainda hoje tinha passado pelo seu blog, ia lá espreitar quase todos os dias, à espera de novas palavras que me pudessem enriquecer, como o fizeram quase todas as que li dele. Nos últimos tempos nada de novo porém, apenas excertos de discursos antigos, de entrevistas já gastas e de frases passadas, nada de novo, tal como a morte que lhe levou o corpo, essa, com a idade da própria vida.
Eu sei que pessoas destas ficam eternamente gravadas nas suas palavras, impressas em páginas que de vazias e brancas passaram a sonhos e epopeias, a histórias que nós sozinhos nunca seríamos capazes de imaginar, mas de ora em diante, e é isso que me dói, não mais teremos a sua reacção a acontecimentos presentes, no entanto as suas palavras moldar-nos-ão para sempre só de as termos ouvido ou lido.
Morreu Saramago e tocam os sinos lá na igreja da aldeia da Azinhaga que o viu nascer. Porque há pessoas que quando falam nós ouvimos, que quando escrevem nós lemos depois, ou deveríamos todos ler, pessoas que nos preenchem sem que sequer as conheçamos. Já viram o valor que isso tem?
Morreu Saramago, mas a suas palavras continuam vivas até que se nos apague a memória e morramos nós também. Por esta hora ele já descobriu o que há para além da efemeridade da vida, pena não nos poder escrever um livro para contar como é depois de tudo isto, dificilmente alguém o contaria melhor.
Epopeias de passarolas voadoras, de amores singulares, de cegueiras generalizadas, de mortes interrompidas, de penínsulas a naufragar. Saramago não era só um escritor que contava histórias, mas sim alguém que despertava consciências pela contradição da ideia feita, um inconformado com olhar de criança curiosa, de língua afiada e pensamento próprio.
Saramago não é só nosso, é do mundo inteiro, mas eu vou guardá-lo sempre como um Português que apesar de exilado da estupidez, nos fez mesmo crescer três centímetros, que nunca desistiu de agitar as águas e despertar consciências adormecidas neste nosso País à beira mar plantado e que por isso, nunca desistiu de nós, Portugueses.

"O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever", disse ao receber o Prêmio Nobel, em 1998, citando o avô, analfabeto.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Campeonato da Vuvuzela


Agora que está descoberta a origem da vuvuzela e finalizou a 1.º jornada da fase de grupos, permitam-me algumas conclusões:

- a alemanha é séria candidata ao título
- o brasil joga mais do que mostrou
- é o campeonato com a pior média de golos marcados até ao momento
- 32 equipa são demais para a fase final
- o Mourinho é o grande culpado de todas as equipas terem aprendido a defender
- na Austrália não conhecem o Mourinho
- a estatística não conta no futebol, Portugal não é a 3.º melhor selecção do mundo
- por muito que nos custe, a nós e à Nike, Ronaldo não foi o melhor em campo
- a história pesa mais nos jogadores espanhóis que o futebol dos seus adversários
- a táctica e a condição atlética/física ganham ascendente no futebol actual, não fosse a falta de golos e podíamos dizer que estamos a voltar às origens do futebol
- na Coreia do Norte, para além do grande líder, também os jogadores e equipa técnica têm parabólica.
- a segunda jornada vai trazer mais futebol, pois obrigará muitas selecções a procurar a vitória
- o grupo de Portugal vai trazer muitas surpresas e passam Portugal e o Brasil
- depois da vitória da Suiça, percebemos porque o Queirós não quis ganhar à costa do Marfim
- O campeonato está a ser uma treta.

26 concertos 26

Vinte e seis espectáculos integram a 12.ª edição do Festival Músicas do Mundo (FMM), que irá decorrer em Sines de 28 a 31 de Julho nos palcos do castelo medieval e da praia Vasco da Gama.
 

Depende-se de mim e nem um haveria este ano. Pegava no dinheiro do FMM, reparava as estradas, fazia passadeiras, pagava os subsídios em falta às associações antes que fechassem, as vergonhas dividas aos comerciantes locais (há dias um dizia-me que mais um pouco a dívida que tinha com ele ainda era em escudos) e resolvia alguns dos bastantes problemas existentes nas escolas, e ainda havia de sobrar para resolver outras "mesquinhices" que desconheço.

Como não votei esta politica nem estes políticos - porque nestas coisas são todos culpados - tenho a consciência tranquila, apesar da qualidade de vida reduzida.

terça-feira, 15 de junho de 2010

A não perder de vista

Quase que esquecia de informar os visitantes deste espaço que por estes dias no Tribunal de Santiago do Cacém estão a ser ouvidas, pelo Ministério Público, as testemunhas referentes à participação dos vários partidos candidatos às últimas eleições autárquicas, que foram devidamente divulgadas neste espaço em altura própria.



post: Tudo isto é triste
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) recebeu hoje reclamações sobre propaganda política ilegal que não ocorriam no país há mais de 10 anos, incluindo a de um autarca instalado à porta das urnas a pedir para ser reeleito.
"Esta manhã denunciaram-nos que um presidente de Câmara do distrito de Setúbal foi para o pátio de uma escola, onde os eleitores iam votar, a pedir para votarem nele e a distribuir cópias do boletim de voto já com a cruz no local onde deviam votar", afirmou à Lusa Nuno Godinho de Matos, porta-voz da CNE.
Este responsável escusou-se a identificar o presidente de Câmara: "A situação é tão grave que posso apenas dizer que é do distrito de Setúbal", afirmou, adiantando desconhecer se a GNR foi chamada ao local ou se foi entregue queixa ao Ministério Público.


Sapo Notícias



post: Um dia na escola primária

A CDU acusou hoje o Movimento SIM, liderado pelo actual presidente da autarquia, Manuel Coelho, de distribuir cópias dos boletins de voto com a cruz na sua candidatura, na escola, junto às assembleias de votação.
A candidatura comunista, encabeçada por Francisco do Ó Pacheco, garante ter presenciado a distribuição de cópias dos boletins de voto por elementos do Movimento Sines Interessa Mais (SIM) no recinto da Escola Primária nº 1 de Sines, único local de voto na freguesia.
"Estamos a falar dum comportamento que hoje foi tido aqui durante todo o dia que consideramos perfeitamente lesivo", apontou à Lusa Francisco Pacheco.
"Dentro da assembleia de voto, no espaço da escola, onde as pessoas vão exercer o seu direito de voto, houve a entrega de fac-similes dos boletins de voto, com a indicação do voto no Movimento SIM", acusou, mostrando um dos referidos documentos.
A CDU tenciona assim apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições (CNE), segunda-feira, bem como à Ordem dos Médicos.
"Para agravar a situação, um desses documentos, que temos em nossa posse, tem no seu verso uma receita médica assinada pelo candidato do SIM enquanto médico para a pessoa ir levantar um medicamento à farmácia", acrescentou.
Respondendo às acusações dos comunistas, Manuel Coelho afiançou tratar-se de "uma falsidade grosseira".
O candidato considerou tais acusações "graves" e pediu a "prova" de tal atitude. "Se alguém disser isso, eu faço queixa-crime, tem de provar o que diz", vincou.
Para Manuel Coelho, tal acusação deriva do facto de "ter aparecido alguém dos eleitores com um desses fac-similes dos boletins de voto. Nesse momento, alguém da minha candidatura mandou logo recolher isso", justificou.
Francisco Pacheco lidera a candidatura da CDU, tendo presidido à Câmara Municipal de Sines durante 21 anos, até 1997, altura em que Manuel Coelho foi eleito. Depois de doze anos na autarquia, Manuel Coelho desvinculou-se do PCP no início deste ano, apresentando-se agora como candidato independente.

Diário de Notícias

Taça Disciplina 2009/2010 é do Vasco da Gama A.C.

O nosso capitão é um exemplo para todos nós de disciplina e respeito


A nossa época 2009/2010 não acabou sem que ganhássemos qualquer titulo, na estreia no campeonato da 1ª Divisão Distrital de Setúbal acabamos em quarto lugar e vencemos a Taça Disciplina.


Internamente tínhamos dois grandes objectivos para a época que terminou, ser campeões novamente e ganhar a taça disciplina. No regresso do futebol sénior ao clube estes dois objectivos estiveram sempre presentes na preparação de qualquer jogo, desde jogos amigáveis até aos oficiais, a mensagem de que o jogo no seu todo tem que ser respeitado e dignificado. O percurso do mister João Direito no desporto em Sines pode comprovar que as suas equipas quase sempre ganham a taça disciplina das provas que participam, troféu pouco valorizado mesmo por nós jogadores e pelo publico em geral mas que dá identidade e valorização a qualquer instituição.


Na época 2008/09 fomos campeões da 2ª divisão distrital e não aliamos este troféu ao titulo porque o regulamento da associação premiou o Lagameças com os mesmos 15 pontos que o Vasco da Gama, mas com menos jogos oficiais já que nós disputamos a segunda fase do campeonato.


Penso que não poderia deixar passar esta noticia ao lado de todos nós, porque a taça disciplina dignifica em muito o Vasco da Gama e a cidade de Sines pela excelente postura desportiva dentro e fora das quatro linhas por parte dos jogadores, treinadores, direcção e publico.


Nota: classificação final na Taça Disciplina publicada em www.afsetubal.pt .

A nossa Selecção


Começa hoje a aventura de Portugal no primeiro Mundial Africano.
A inexistência de laterais de qualidade, considerando a ausência de Bosingwa, a excessiva dependência do estado de forma e de inspiração de Deco, que continua sem substituto à altura e o previsível 4-3-3, em que Liedson sem companhia se vê perdido, e a dificuldade de Eduardo em sair dos postes, fazem desta selecção a mais fraca dos últimos anos.

Apesar de finalmente conseguirmos em 4-4-2 ou 4-3-3, algo que Scolari nunca logrou alcançar, de termos um dos poucos jogadores do Mundo que podem resolver um jogo, as fragilidades que apresentamos não permitem sonhar muito alto. Mais facilmente ficaremos pelo apuramento dos grupos do que passaremos dos oitavos de final. A minha aposta é que cairemos aos pés da Espanha - séria candidata, a par da Alemanha e Brasil - nos oitavos de final. Que seja com honra.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Sines sempre a subir

Sábado à noite, como habitualmente fui até ao "regenerado" centro histórico, cujas iniciativas culturais estão a encher de ninguém.

Com três bares abertos, se considerarmos que a Zorra mantêm a pachorra de abrir aos sabados, dois eventos e ao que parece um terceiro na gélida praia Vasco da Gama, convencem-me depresa a regressar a casa. Estranhamente a pé.

Seria uma da manhã, pouco mais, quando um desses jovens, devidamente acompanhado, em que a nossa terra é tão generosa, pede-me(?) um cigarro.
Dá-me aí um cigarro!
Não tenho e nem fumo, respondi.

Não fumas? Não fumas? Mas devias fumar, esguira-te mas é daqui antes que me passe. Ainda o ouvi vociferar amavelmente.
Não sei o que lhe pareceu mal, se o subsidio de reinserção é parco, se estará cansado de passar sempre de ano, se a casa nova oferecida pela autarquia é pequena, se gostava de pelo menos uma vez pagar renda da habitação social e não deixaram, talvez a droga já tenha conhecido melhores dias, ou apenas uma pequena crise existencial, não sei.
Escusado será dizer que não fiquei para ver como seria se ele se passasse, mas apreciei o verbo esguirar, talvez derivação de esgueira-te, quem sabe.


Como é agradável estes movimentos de integração na nossa terra, esta troca de culturas e saberes, esta regeneração "cultural", estes jovens para os quais é canalizada uma choruda fatia do nosso labor, via impostos, para que não se sintam marginalizados.

Quanto a mim penso voltar a fumar, só para poder ajudar estes rapazes, tão carentes de compreensão e solidariedade. Vamos ajudá-los.

Julgamento

Surpreendido pela decisão do Ministério Público, ao fim de quase 40 anos, estou prestes a apresentar-me pela primeira vez num julgamento na qualidade de arguido. A minha estreia deve-se não ao que disse ou escrevi, mas que aceitei publicar, ou seja, julgado por inacção - algo incomum na minha existência - , acusado por um presidente de Câmara.  Uma entrada em grande na galeria dos acusados.

Sem prejuízo do respeito que me merece a justiça - devo ser dos poucos portugueses que por estes tempos acreditam na justiça - a consciência tranquila não permite qualquer temor das consequências do referido julgamento. Daí manter-me completamente descontraído e despreocupado, até ontem.

Só ontem realizei mentalmente que foram precisos 40 anos, um presidente da câmara, a minha inacção e uma decisão inesperada do ministério público, para ter de me apresentar em tribunal no dia em que a nossa selecção se estreia no Mundial Africano.

Mas hoje tudo se recompôs o Julgamento foi adiado para Outubro. Nada como a normalidade.

Sonega

Terra das três Freguesias

A Sonega situa-se à beira da estrada que faz a ligação entre o Cercal do Alentejo e Sines, em plena serra, numa zona onde os terrenos são férteis, argilosos e, portanto, bons para o cultivo do trigo, principalmente.
Terra nascida num lugar onde em tempos os homens se juntavam para jogar vários jogos a dinheiro (batota). Com os jogos surgem os mercados ( venda ou troca de animais) e as feiras, onde se vende de tudo um pouco. Por causa das feiras e mercados a povoação foi crescendo pouco a pouco.
Após o 25 de Abril e com o aparecimento de novas Associações e Comissões de Moradores em todo o país, na Sonega surge também uma Comissão e um grupo Desportivo.
A população começa, então, a preocupar-se com o bem estar e por isso são exigidas a luz eléctrica e a água (as quais actualmente já são possuídas por todos).
Terra de poetas, artistas e trabalhadores, desde a agricultura à industria existente em Sines.
Porém, a Sonega é um caso caricato; terra pequena mas dividida em três. Pertence simultaneamente às Juntas de Freguesia de Sines, Porto Côvo e Cercal do Alentejo.
O seu nome deriva de uma lenda, segundo os habitantes mais idosos. Conta-se que um dia um indivíduo que morava neste local (onde talvez só existisse uma casa) um dia foi a tribunal como réu e a todas as perguntas que lhe eram feitas, ele só respondia “não”, ou seja, só negava. A certa altura o Dr. Juiz já farto de tantas negações, disse :” Então o Sr. Só nega, só nega ”. Desde essa data os amigos desse indivíduo começam a chamar-lhe o “só nega “. Talvez daí o nome dado ao monte onde ele morava, e mais tarde à povoação: SONEGA.
Actualmente a Sonega é uma terra muito interessante, já que pertence a três freguesias, como já dissemos ( e por este facto político- geográfico talvez não se tenha desenvolvido tanto como se desejaria). De qualquer maneira, e devido ao complexo Industrial de Sines, o número de habitantes tem crescido, os espaços culturais surgem, as estradas são melhoradas ( é o caso da estrada para o Porto Côvo) enfim, uma terra sem progresso: Já se fala também, numa Igreja, numa biblioteca, o centro comunitário foi recentemente inaugurado, e tantas outras aspirações irão surgir.
Para finalizar deixamos expresso o desejo mais profundo dos habitantes: que os organismos competentes resolvam “ o caso caricato “ da Sonega, para que esta terra seja uma realidade no cimo de uma serra.

J.M.S. Cavalinhos e Helena Pinela

I Encontro de Poetas Populares na Sonega 5 Outubro 1991- Transcrito por L.B. em 12.06.2010

Vouvuzelas - Nem todos gostam

A vuvuzela é uma corneta de cerca de um metro de comprimento, usualmente usada por torcedores em jogos de futebol na África do Sul.

Está a ser usada em Portugal por uma campanha publicitária que está já compravada que é adversa à saúde dos cidadãos.

Para além de publicitar o consumo de combustíveis galp, publicita ela própria a compra da dita "corneta" cujos dinheiros vão sabe-se lá para onde.

Os Portugueses como seres humanos que aderem imediatamente a tudo quanto seja inovador, desta vez enganaram-se.

Aquele instrumento, para além de o não ser, prejudica seriamente a saúde auditiva e, daqui a dias, vai prejudicar seriamente o ambiente. Não creio que as "vouvuzelas" sejam entregues para a reciclagem.

Estou de algum modo expectante pelo início do próximo campeonato nacional de futebol, para ver se em Portugal, país civilizado, será necessário a FPF proibir aqueles instrumentos nos estádios. Se não houver o bom senso de eliminar essa "praga" rapidamente, prevejo muitos problemas e graves.

Um erro de avaliação é admissível a qualquer pessoa ou entidade. Persistir no erro é estupidez e até neste caso ganância pelo lucro.

É tempo de as autoridades de Saúde, na falta de opinião de outras, virem a terreiro falar o que devem

domingo, 13 de junho de 2010

Divulgação Hóquei em Patins

Terminou ontem em Torres Vedras a época das equipas do Vasco da Gama Atlético Clube. Não terminou da melhor forma para os nossos infantis. Perdemos no pavilhão da Física de Torres Vedras por 9-2. A nossa equipa nunca se encontrou e a derrota foi inevitável. Os nossos golos foram marcados por Bruno Bernardo e Iago Torres.

Parabéns aos atletas, treinador e seccionistas pela excelente época neste escalão.

Sines capital da "Coltura"

Em mais uma noite varrida pelo frio vento norte, Sines consegui numa mesma noite de sabádo reunir em escassos metros dois eventos. Dentro das muralhas do Castelo a louvável iniciativa do Andebol Clube de Sines, no Largo do Castelo as audições de Verão da Escola das Artes de Sines, inseridas num estranhissímo projecto de Dinamização Musical e Artística do Programa de Regeneração Urbana de Sines.

Quanto ao contributo de iniciativas como a actuação de um quarteto de cordas, que tocou um repertório clássico inspirado na água (???), as sessões de “jam session”, as audições de Verão da Escola das Artes de Sines as obras eruditas para piano e violino, no CAS, ninguém as contabilizará pois serão menos que zero.

O que torna tudo isto mais absurdo e incompreensível é que o Programa de Regeneração Urbana de Sines é comparticipado pelo FEDER.

Se reparassem as ruas, ordenassem o trânsito, promovessem esplanadas, estacionamento, criassem e cuidassem de espaços verdes, incentivassem verdadeiramente a recuperação habitacional do centro histórico, se o reforço da segurança acompanhasse as inconscientes políticas de integração, talvez o vento norte não fosse desculpa suficiente para espectáculo e iniciativas de regeneração urbanas despidas de público.

Quanto aos parceiros deste programa para além da Câmara Municipal de Sines, são os suspeitos do costume Associação Pro Artes, a Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama, a Associação do Comércio e Serviços do Distrito de Setúbal, a que se juntam Associação Contra-Regra e o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.

Indigna-me a aplicação de fundos em projectos não prioritários numa localidade tão carente do essencial, quase tanto como a presunção de educar o povoléu.

sábado, 12 de junho de 2010

Mais Uma Jornada de Cidadania

Amanhã dia 13 de Junho, Encontro ás 8h30 - Stand "os putos"
Objectivo: Limpeza das Praias de Santo André
Organização: ALA-Aventura
No final haverá almoço
Distribuição de T-Shirts e Bonés
Comparece...

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Vem a propósito dizer...

Arrepio-me todo quando oiço o hino nacional, a Portuguesa! Não só porque desde miúdo fui ensinado a admirá-lo, como a cantá-lo (pese os meus fracos dotes musicais), mas também porque já tive a honra de visitar a velha casinha na Frazoeira (Ferreira do Zêzere), onde o Alfredo Keil fez as primeiras afinações dos acordes musicais com a banda Frazoeirense, logo após o histórico ultimato de Inglaterra a Portugal.

Mas se durante muito tempo o arrepio foi de orgulho, os arrepios de hoje são de medo e de algum desencanto. Já não temos Heróis nem somos nobres! Aqueles que podiam ser os nossos heróis transformaram numa corja de déspotas vendidos a interesses que não os dos seus contemporâneos e conterrâneos. O nobre povo está cada vez mais espezinhados e escravizados por burocratas que em Bruxelas acham que somos milionários e que impõem à sua vontade a fome pela Europa inteira no ano em que declararam ser o de contra a exclusão e a pobreza!

É que agora nem contra os canhões podemos marchar... quando a Nato e outros organismos de impérios que se auto-dominam do bem! Resta-nos porém a hipótese de contra as injustiças marchar, marchar! Hoje que é dia de Portugal! O Sócrates foi assobiado, MAIS UMA VEZ!
Subscrevo
ef

quarta-feira, 9 de junho de 2010

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Novo clube de Hóquei

Já não restam dúvidas, na próxima época desportiva existirá mais um clube em Sines, desta feita relacionado com o hóquei em patins (seniores e formação) e recuperando a patinagem que tantos e importantes êxitos trouxe a Sines.



A Segurança e Saúde no Trabalho em evidência

Amanhã, dia 8 de Junho no Auditório António Chaínho em Santiago do Cacém
Seminário formativo sobre SST onde o ASSÉDIO MORAL, o trabalho nocturno e por turnos, a Alimentação e as questões tecnico-jurídicas relacionadas com a temática serão apresentadas por vários especialistas.
Entrada livre até à lotação do espaço


Seminário Promovido e realizado pela União Local de Sindicatos e Fiequimetal, com o apoio da Autoridade para as Condicões do Trabalho e Câmara Municipal de Santiago do Cacém

NAVEGADORES

Existe uma onda no país de descrédito à nossa seleção. As criticas baseiam-se em três pontos:
Uns dizem que há demasiados brasileiros, outros que os jogadores são uns mercenários, outros ainda dizem o Queiroz é mau treinador.

Pois eu não acho, penso até que temos um plantel capaz de se bater com qualquer seleção presente e passo a explicar porque penso assim:

1. Os luso-brasileiros convocados são todos de qualidade reconhecida. Depois quantos portugueses naturalizados há noutras atividades? Porque não são criticados? É um problema de lei? Altere-se a lei, mas não se crie mal estar ao grupo.

2. Não penso que os jogadores sejam mais “peseteiros” que noutros mundiais. Sempre houve um certo mau estar no acerto dos prémios. Quem não se lembra de Saltillo durante o Campeonato do Mundo de Futebol de 1986? Ou do acordo tardio a caminho da Coreia em 2002?

3. Queiroz tem no curriculum dois campeonatos do mundo, algumas seleções, Real Madrid e o melhor treinador de campo que o Manchester United algum dia teve. Infelizmente para nós portugueses, não presta.

Tenha Carlos Queiroz coragem e apresentaremos a linha avançada mais forte do mundial: Ronaldo, Liedson e Nani. A nossa defesa com Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Pepe/ Bruno Alves e Fábio Coentrão, será certamente uma das melhores do torneio. Apresentaremos um meio campo com jogadores de qualidade: Deco, Meireles, Pepe/ Pedro Mendes, Dany, Tiago/ Veloso.

Na minha opinião este “onze” apenas tem dois pontos menos bons, um na posição de lateral direito e o segundo na transição da defesa para o ataque. Falta-nos um médio, que “desse ares “ a Figo ou Rui Costa, para não ser muito exigente.

Em conclusão penso que a nossa equipa está entre as quatro melhores equipas deste mundial.

Irmão rico, irmão pobre

Estas fotos são emblemáticas da forma como a autarquia resolve de forma diferente, problemas semelhantes.

Na primeira foto a patética contenção de terras em madeira, data do tempo em que ainda era vereador e foi apresentada como uma situação provisória (prática recorrente) na sequência de um deslizamento de terra (atitude reactiva) que se projectou sobre o edifício onde está a universidade de Évora.

Na segunda foto uma solução de engenharia muito mais sofisticada, apesar de pontual e desarticulada dum projecto global para a falésia, que tanta celeuma e comentários provocou.

Dois filhos da mesma mãe.


Manifestações de integração

Ao que parece, Sines foi considerado o 3º melhor, num conjunto de 20 concelhos, na componente de integração e tolerância, no âmbito de um estudo elaborado pelo Intec/Sol, no qual o município de Sines já esclareceu que não pagou para participar.

Não me compete analisar a credibilidade do estudo em causa, até porque este tipo de estudos tem sempre a sustentá-los prestigiadissimas instituições, já quanto à tolerância e integração no nosso Concelho, tenho uma sugestão.

Pergunte-se à GNR a manifestação de integração e tolerância de uma minoria étnica que a nossa autarquia e o seu santo protector tanto acarinha, na passada sexta-feira, que traduz bem o desrespeito pela autoridade, a insegurança que se vive em Sines e aquilatar o que se adivinha num futuro próximo.

sábado, 5 de junho de 2010

Os jogadores amam a Selecção

Os Jogadores da Selecção ganham dois ordenados mínimos por dia durante toda a campanha do Mundial. Os pobres jogadores não prescindiram dos 800€ de pernoita.

Compreendo perfeitamente a decisão do grupo de "heróis nacionais"de não abdicar da pernoita. Afinal de contas como iriam sustentar-se sem os 800€ por dia da selecção? Iam andar a correr atrás de uma bola só para representarem um país querem ver... e a seguir íamos pedir-lhes o quê? Que soubessem no mínimo, cantar o hino nacional? Andamos muito exigentes. Isso é para os tolos dos EUA!

Todos sabemos das dificuldades que esta malta do futebol passa. Há dias vi um deles na praia a molhar os pés com as chuteiras calçadas. Tive pena, confesso. Apeteceu-me dar-lhe um abraço e chorar ombro a ombro como o Mourinho fez com o Materazzi, aquele moço defesa central que é um poço de ternura e carinho. Uma cena maravilhosa. Quando vi Mourinho a chorar voltei a acreditar na humanidade. Depois adormeci e passou-me.

Há quem tenha visto jogadores da Selecção a passear no Colombo cheios de remelas nos olhos e com aspecto algo subnutrido. Se os virem por lá ofereçam-lhes um bolo. Pode ser uma pata de veado. Ou os heróis ainda nos morrem de fominha nas escadas rolantes. Em tempos de crise há que ser solidário. Ninguém quer que os jogadores acabem por aí a arrumar carros.

Contas feitas são 19 mil euros por dia e um total de 720 mil euros em pernoitas no final da festa que a Federação vai gastar com os prodígios. E tudo por amor ao país. Agora imaginem se fosse por dinheiro.

Sem contar com os prémios que cada um recebe caso ganhem alguma coisa para além obviamente dos 800€ dia para a bica, bollycao e meter uma moeda naquelas máquinas que têm um macaco lá dentro a abanar-se. Depois se sair um peluche bonito mandam-no à esposa, provavelmente em executiva ou num jacto privado.

Numa altura em que se pedem sacrifícios de toda a ordem e feitio aos portugueses, apertos de cinto constantes com reflexo no pescoço de milhares de pessoas, famílias à beira da bancarrota, completamente asfixiadas e sem esperança, os jogadores ricos da selecção de um pobre país não abdicam dos seus 800€ diários para irem passear à África do Sul. Sim, eu repito: passear. E ainda por cima com tudo pago em regime de luxo. Ninguém os obriga a ir. Vão antes com os miúdos à Eurodisney.

Alguns deviam pagar para vestir aquela camisola e não o contrário. A selecção não é um clube de futebol. Isto revolta-me um bocadinho, provavelmente não será só a mim, mas não faz mal: se estiverem como eu soprem na Vuvuzela que isso passa.

Os jogadores amam a Selecção por 800€/dia
Por:Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Quem não tem dinheiro não tem vícios

No âmbito do projecto de Dinamização Musical e Artística do Programa de Regeneração Urbana de Sines, que tem a Associação Pro Artes de Sines como parceiro-executor, haverá, no Largo dos Penedos da Índia, um quarteto de cordas que tocará repertório clássico inspirado na água.

Alguém achará que este tipo de iniciativas animará o centro histórico? ninguém, nem os mentores, nem os intervenientes, nem quem for assistir.
Isto de pretender educar o povo tem que se lhe diga. Por mim estaria tudo bem, não fosse eu um dos contribuintes, destes disparates.

Quando uma associação como a pro Artes é parceiro executor de um projecto de regeneração urbana, só podemos esperar que as populações afluam no próprio dia acorrer para adquirir imóveis degradados, enquanto ao som de música clássica abrem lojas e o comércio próspera. De norte a sul do país não se falará de outra coisa.


Façam-nos um favor, alimentem os vossos gostos com o vosso dinheiro.

Galp

Refinaria da Galp em Sines lança nuvem de preocupações
A refinaria da Galp Energia em Sines ultrapassou no ano passado alguns limites previstos na licença ambiental. O Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente sobre o assunto e a Câmara Municipal de Sines manifestou as suas preocupações. A Galp, por seu lado, assegura que os níveis de poluição excedidos não põem em causa a água para consumo humano.

Jornal de Negócios

Divulgação: Abaixo Assinado

Em 1967, então com 4 anos de idade, fui vítima de um atropelamento por um comboio, tendo ficado em coma durante 15 dias, em 1969, já com a idade de 6 anos, sofri outro embate por uma furgoneta, tendo fracturado um ombro, em 1983 sofri outro grave atropelamento em que fui projectado por um carro para debaixo de um camião, em 1990, fui submetido a uma intervenção cirúrgica para extracção das placas metálicas mas esta intervenção além de não ter tido o sucesso desejado, fracturaram-me novamente a perna. Nos últimos 9 anos, estive internado seis vezes, e fui submetido a 6 intervenções duas delas a um Leiomiossarcoma (Cancro grave). E não podia estar de baixa por ser pensionista, mas por outro lado, o Estado tirou-me a pensão, mas não me tirou as dificuldades, pelo que após as intervenções, tinha alta do hospital e ia logo trabalhar.
Estive a trabalhar na área da metalúrgica na ampliação da refinaria da Petrogal em Sines, e na construção de uma ponte para a Dinamarca, e foi para esta área de actividade que me reformei porque não tinha, nem tenho condições para exercer tal actividade.
Como não podia viver apenas com 256 euros, tive de arranjar um trabalho mais compatível com as minhas capacidades físicas, e o Estado, mercê da injustiça do decreto-lei que estabelece um limite de acumulação de pensão com o vencimento, retirou-me a pensão, mas não me retirou as dificuldades, cuja tendência é o agravamento.
Com vista a que o referido decreto-lei seja alterado, e seja introduzida uma cláusula de salvaguarda para casos concretos, estou a fazer uma petição online que quero levar à Assembleia da Republica.
Gostaria de contar com todos o que quiserem mostrar a sua solidariedade assinando esta petição, através do endereço www.peticao.com.pt/justica-social
A todos os que quiserem colaborar, mas que tenham dúvidas sobre a veracidade deste pedido, convido a consultarem o meu site em www.americolourenco.com

Muito obrigado e um bem-haja

Américo Lourenço

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Divulgação: ACADEMIA DE GINÁSTICA DE SINES

CAMPEONATO NACIONAL
Aparelho: Trampolim Individual / Trampolim Sincronizado
Pavilhão de Desportos do Entroncamento
22/23 de Maio de 2010

ACADEMIA DE GINÁSTICA DE SINES, SAGRA-SE CAMPEÃO NACIONAL DE JUNIORES FEMININOS - 2010





Resultados:
Campeões Nacionais no Trampolim Individual - 2010
(Sara Sousa, Ana Paulino e Tatiana Belchior)

No Trampolim Sincronizado, realça-se o 1.º Lugar do par constituído por Sara Sousa/Tatiana Belchior.

Outros Resultados de Relevo
Jéssica Plácido/Tânia Oliveira 3.º Lugar, Ana Paulino 4.º Lugar, Beatriz Martins e 5.º Lugar, João Guerreiro 5.º Lugar, Daniela Sousa/Ana Gonçalves 9.º Lugar, Daniela Oliveira 7.ºLugar, Nádia Cova 9.º Lugar.


PARABENS A TODOS OS GINASTAS.
A Direcção da A.G.Sines

O BE e a poluição em Sines

Bloco Esquerda Setúbal
Questiona o Governo sobre o incumprimento das normas ambientais pela Refinaria de Sines
Bloco Esquerda Setúbal <br>
Questiona o Governo sobre o incumprimento das normas ambientais pela 
Refinaria de SinesO Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entrega hoje uma pergunta ao Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território onde questiona o Governo sobre o incumprimento das normas ambientais pela Refinaria de Sines, algo que coloca em risco qualidade do abastecimento de água e saúde pública.
A refinaria petrolífera de Sines está a desrespeitar o cumprimento de vários dos parâmetros definidos na sua licença ambiental, como seja ao nível dos resíduos perigosos e das emissões atmosféricas, conforme revela o relatório ambiental anual de 2009 elaborado pela Galp Energia.
É o caso dos valores de chumbo observados em vários furos de observação do aquífero superficial, os quais estão muito acima dos valores máximos admissíveis (VMA): os registos situam-se entre os 59,9 µg/L e os 133 µg/L para um VMA de 50 µg/L, conforme estabelece o Decreto-Lei n.º 236/98, de 1 de Agosto. A presença de chumbo acima dos limites legais pode colocar em risco a qualidade da água para consumo humano, com implicações graves ao nível da saúde pública por se tratar de um metal pesado classificado como resíduo perigoso.

Também o registo de concentrações de aditivo para gasolina, mais um resíduo perigoso, acima dos valores limite das normas de Ontário em dois furos de observação do aquífero superficial é motivo de preocupação para a garantia da qualidade do abastecimento público de água.

A Câmara Municipal de Sines já vem há algum tempo a alertar para os riscos que a actividade da refinaria coloca sobre a qualidade da água. Foi o que aconteceu em Dezembro de 2008, quando soube da existência "de deposições de resíduos de hidrocarbonetos e consequente contaminação dos solos próximos da ZIL [Zona Industrial e Logística], assim como da possibilidade de contaminação de águas". Também em Maio de 2009 contestou a Declaração de Impacte Ambiental emitida sobre o projecto de reconversão e loteamento da refinaria, por "não cumprir" o estipulado no plano de urbanização da ZIL, destacando a "insegurança ambiental e a possibilidade de colocar em causa o abastecimento público de água potável".

Igualmente grave é a ultrapassagem, nos meses de Abril, Maio e Agosto, dos valores de óxido de azoto, um poluente que contribui para a formação de chuvas ácidas e coloca riscos para a saúde pública por agravar as doenças respiratórias.
Registe-se ainda o “aumento das massas poluentes” ao nível das emissões gasosas, o que significa o agravamento da carga poluente atmosférica de uma das indústrias mais poluentes do país, contrariando todos os esforços que devem ser feitos para redução das emissões, nomeadamente no âmbito de combate às alterações climáticas.

Bloco Esquerda Setúbal


quarta-feira, 2 de junho de 2010

Última Hora - fuga de gás em Sines

Fuga de gás nas cavernas da Sigás na Costa do Norte, levam ao encerramento do transito na via rápida da costa do Norte.

Nunca é tarde para os políticos não se esquecerem que as alamedas, áreas habitacionais estão sempre condicionadas pela cintura industrial, e para o bem e para o mal, Sines é antes de mais uma cidade - pequenina - industrial.

___________________

na imprensa


Uma fuga de gás natural ocorreu na tarde desta quarta-feira, num reservatório subterrâneo da Galp Energia, em Sines, tendo já sido resolvida, sem causar danos materiais, nem pessoais, informaram os bombeiros e a Protecção Civil Municipal.
Segundo adiantou à agência Lusa o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, a fuga de gás natural terá acontecido «por volta das 14:00», mas a situação foi normalizada aproximadamente uma hora depois, às «15:15».
O vereador da Protecção Civil do Município de Sines, António Nogueira, referiu que o incidente aconteceu na «caverna com depósitos subterrâneos de gás natural» existente na zona da Costa Norte.
«O depósito é da Galp Energia e estava a ser efectuada uma reparação. Foi tirada uma válvula de segurança e, nestes casos, coloca-se um vedante temporário, só que, desta vez, não vedou e provocou uma pequena fuga», explicou o vereador.
A ocorrência «não causou danos, nem feridos, e o cheiro a gás não foi sentido pela população, porque os ventos levaram-no para o mar», tendo a fuga sido «logo reparada pelos próprios técnicos da empresa de manutenção».

TVI24

Divulgação: Nota de Imprensa

Os vereadores do PS, Arnaldo Frade e Óscar Ramos apresentaram, apresentaram na última reunião da Câmara Municipal de Santiago do Cacém que teve lugar no passado dia 27, a seguinte proposta.

PROPOSTA

INDICE SINTÉTICO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL 2007



Com a divulgação da série de dados referentes ao período 2004-2007, o Instituto Nacional de Estatística iniciou a divulgação regular anual dos resultados do Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR).


Em Maio de 2009, foi divulgado um primeiro estudo com resultados para os anos de 2004 e 2006. As manifestações de interesse ocorridas salientaram a importância de que este instrumento estatístico seja produzido numa base anual, de forma a apoiar a elaboração de relatórios de acompanhamento das políticas públicas com incidência territorial.

Surge assim, no passado dia 27 de Abril, a publicação de um documento com os resultados do ISDR relativos ao ano de 2007. Ele revela-nos que, embora o padrão territorial seja distinto consoante a vertente do desenvolvimento em perspectiva, as sub-regiões com um índice global de desenvolvimento regional mais elevado tendem a concentrar-se no Litoral do Continente português.

Todavia, no que ao caso do Alentejo Litoral respeita a situação não é famosa em termos globais.

No que se refere ao Índice Global de Desenvolvimento Regional, que integra as vertentes de competitividade, coesão e qualidade ambiental, o Alentejo Litoral ocupa a 23ª posição de entre as 30 NUT III que compõem o país.

O índice da competitividade pretende captar o potencial de cada sub-região para um bom desempenho (seja em termos de recursos humanos, seja no que respeita a infra-estruturas físicas), o grau de eficiência na trajectória seguida (medido pelos perfis educacional, profissional, empresarial e produtivo) e, finalmente, a eficácia na criação de riqueza e na capacidade demonstrada pelo tecido empresarial para competir no contexto internacional.

A posição da sub-região é positiva neste índice apresentando valores superiores à média nacional. À nossa frente estão apenas o Grande Porto, Baixo Vouga e Grande Lisboa por ordem crescente.

Mas no índice da coesão, ocupamos também a 23ª posição, facto que nos deve preocupar tendo em conta que nesta vertente se incluem: os níveis de inclusão social e de redução das desigualdades.

Relativamente à qualidade ambiental, que inclui as pressões exercidas pelas actividades económicas e pelas práticas sociais sobre o meio ambiente (numa perspectiva vasta que se estende à qualificação e ao ordenamento do território), a nossa situação relativa é a pior.

De facto estamos não apenas abaixo da média nacional como acontece na variante da coesão, mas ocupamos, inclusivamente, a última posição, com o que isso implica para a saúde pública e para a consagração de uma estratégia de afirmação do Alentejo Litoral.

Neste contexto, tendo em conta que o Município de Santiago do Cacém integra a sub-região do Alentejo Litoral, e deve estar na primeira linha das preocupações que resultam da publicação do documento em causa, propomos que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém:

No que diz respeito ao Índice de Coesão

1 – Desenvolva todos os esforços no sentido de, no âmbito da sua competência, tudo fazer para melhorar os níveis de inclusão e de diminuição das desigualdades intramunicipais

2- No âmbito da Rede Social, exorte as várias instituições que a integram a serem mais proactivas e mais eficazes na prossecução daqueles objectivos, de acordo com a esfera de competência de cada uma

3 – Promova o agendamento desta matéria para a próxima reunião da Plataforma Supraconcelhia do Alentejo Litoral, para discussão e sensibilização dos seus membros.

No que diz respeito ao Índice de Qualidade Ambiental

4- Manifeste junto das entidades competentes em termos orgânicos e em razão da matéria a grande preocupação do Município com a situação identificada

5 - Procure saber quais as suas reais implicações em termos de saúde pública

6-Identifique o que está a ser feito ou se tenciona fazer para inverter a situação que, como se comprova pela posição da Grande Lisboa, não tem de ser uma fatalidade.
No que respeita a uma abordagem Sub-Regional

7 – Promova o agendamento do assunto nos órgãos da CIMAL para que estes se possam debruçar sobre ele numa perspectiva supramunicipal.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Água de Sines é novamente notícia

O abastecimento público municipal de água volta a ser condicionado com a actividade da refinaria petrolífera da Galp.

A Câmara de Sines denunciou, ontem, os impactes ambientais negativos decorrentes da actividade da refinaria de Sines, realçando os "resultados negativos" que estão patentes no relatório ambiental anual de 2009, elaborado pela Galp Energia no âmbito da sua licença ambiental.

A autarquia destaca a gravidade dos valores de chumbo observados em vários piezómetros (furos de observação do aquífero superficial), acima do valor máximo admissível.

Os problemas ambientais associados à actividade da Petrogal não são de agora. Em Maio de 2009, a câmara aprovou um parecer que constestava a declaração de impacte ambiental emitida pela Agência Portuguesa de Ambiente sobre o projecto de reconversão e loteamento da refinaria, por "não cumprir" o estipulado no plano de urbanização da Zona Industrial e Logística (ZIL), destacando a "insegurança ambiental e a possibilidade de colocar em causa o abastecimento público de água potável".

Em Dezembro de 2008, a autarquia queixava-se de ter sido informada da existência "de deposições de resíduos de hidrocarbonetos e consequente contaminação dos solos próximos da ZIL, assim como da possibilidade de contaminação de águas".

Mais poluentes

Igualmente grave para a Câmara de Sines é a ultrapassagem, por três vezes (Abril, Maio e Agosto), dos valores de óxido de azoto que se encontram estabelecidos na licença ambiental, pelo que "manifesta a sua preocupação" com os resultados do relatório, tendo já questionado a Agência Portuguesa do Ambiente e a Administração da Região Hidrográfica do Alentejo "sobre as medidas que irão tomar relativamente aos valores que ultrapassam os limites legais".

O relatório ambiental faz igualmente referência ao "aumento da massa de poluentes" emitidos pelo sistema de queima de emissões gasosas, para o qual, por se tratar de um equipamento de segurança, "não está estipulado" nenhum valor limite para emissão de poluentes. Outro elemento preocupante foi observado pela autarquia no registo de concentrações de aditivo para gasolina, "acima dos valores limite" das normas de Ontário em dois furos de observação do aquífero superficial.

Do relatório ambiental anual de 2009 subtraem-se da actividade da refinaria alguns resultados que o município classifica de positivos, como é o caso da diminuição do consumo de água que é utilizada no funcionamento das indústrias, que passou de 869.113 m3, em 2008, para 391.180 m3, em 2009, e a diminuição das emissões atmosféricas da chaminé principal da refinaria.

Público


Qual o efeito do chumbo no ser humano?




O chumbo está presente no ar, no tabaco, nas bebidas e nos alimentos, nestes últimos, por contaminação e na embalagem. Está presente na água devido às descargas de efluentes industriais como também devido ao uso indevido de tintas, canalizações e acessórios à base de chumbo. Constitui um veneno pelo seu efeito cumulativo, provocando um envenenamento crónico denominado saturnismo, que consiste num efeito sobre o sistema nervoso central com consequências bastante sérias.
O chumbo toma o seu maior efeito em crianças pequenas. Mesmo em níveis muito baixos pode causar redução de QI, dificuldade de aprendizagem e problemas comportamentais, como a hipertensão e um défice de atenção em crianças.

Nos adultos o chumbo numa água potável causa pressão arterial elevada e reduz a produção de hemoglobina necessária para transporte de oxigénio. A exposição ao chumbo é cumulativa e duradoura.
Este metal tóxico é armazenado pelo organismo, principalmente nos ossos e dentes. Quando o corpo está sob stress físico, ou deficiente em alguns minerais, o chumbo armazenado é libertado em quantidades variáveis, dependendo do estado físico do indivíduo. Essencialmente, o chumbo tem um efeito muito prejudicial para o sistema nervoso.

A maior tragédia da contaminação de chumbo na água potável é que é totalmente evitável. Ao tomar algumas medidas simples, com início na filtragem da água potável no ponto de uso, podemos praticamente eliminar os efeitos do chumbo na nossa sociedade, e mais importante sobre as crianças.


O jornal Público publicou hoje uma notícia sobre a qualidade da água em Sines (“Água para consumo em Sines regista valores de chumbo acima do máximo admissível”- Carlos Dias) que, partindo de uma nota de imprensa enviada pela Câmara Municipal de Sines sobre os resultados do Relatório Ambiental Anual 2009 da Refinaria de Sines, confunde os dados nela fornecidos e tira conclusões sobre a qualidade da água no sistema de abastecimento humano que são exactamente o oposto do que consta da informação municipal.

Transcrevemos abaixo o texto do pedido de direito de resposta à directora do jornal:

"Inexplicável num jornal como o Público, o texto relativo às preocupações da CMS sobre alguns resultados do Relatório Ambiental Anual da Refinaria de Sines relativo a 2009 distorce informação emitida pela autarquia, acrescenta informação errada e contradiz-se nos conteúdos que transmite.

O erro mais grave é o título - “Água para consumo em Sines regista valores de chumbo acima do máximo admissível” - porque é exactamente o contrário do que a autarquia transmitiu na sua nota, onde explicita que, pese embora os resultados preocupantes do relatório da Refinaria relativo a 2009, as análises ao sistema municipal de abastecimento humano nesse mesmo ano registaram sempre valores de chumbo muito abaixo dos admitidos.

Os dados que o jornalista refere como sendo os “actuais” da água de consumo humano são efectivamente os valores do relatório da Refinaria de 2009, o que inquina a notícia. Ou seja, a autarquia explica que, em 2009, mesmo com os resultados preocupantes da Refinaria, os resultados do sistema de abastecimento humano foram sempre bons. O jornalista pega nos resultados preocupantes das análises da Refinaria em 2009 e utiliza-os como se fossem resultados “actuais” das análises do abastecimento humano, misturando datas e sistemas de natureza incomparável.

Já a entrada “O abastecimento público municipal de água volta a ser condicionado com a actividade da refinaria petrolífera da Galp” é pura imaginação, pois nem na nota da autarquia, nem através de outro meio (o jornalista não pediu nenhum esclarecimento aos serviços da CMS), se refere qualquer condicionamento ao abastecimento de água em Sines.

Acrescente-se que as deposições de hidrocarbonetos nos solos referidas no quarto parágrafo, e que motivaram o condicionamento preventivo do abastecimento de água em 2008 e 2009, não aconteceram no perímetro da Refinaria de Sines, mas noutra área do complexo industrial.

Finalmente, um esclarecimento sobre o objectivo da nota emitida pela autarquia. Ao contrário do que o jornalista escreve, a CMS não fez uma “denúncia”. Na realidade, seguiu a prática habitual de tratamento informativo dos principais temas de interesse público apreciados em sede de reunião de Câmara.

E este é, definitivamente, um tema de interesse público, pois a existência de poluentes como o chumbo e os MTBE’s, mesmo se em furos de monitorização superficiais dentro do perímetro de uma unidade industrial e distantes do local onde são efectivamente realizadas as captações municipais, é um dado preocupante, que deve ser conhecido dos munícipes e que merece estudo aprofundado e as medidas adequadas, conforme a autarquia solicitou à Agência Portuguesa do Ambiente e à ARH Alentejo.

A informação ambiental e de saúde pública é útil se for rigorosa. O Público prestou um mau serviço à informação, aos leitores e à população de Sines."
 site CMS

Onde está o Wally?

O site Transparência na Administração Pública, publicita as contratações por ajuste directo (procedimento através do qual a Entidade Adjudicante convida directamente uma ou várias Entidade à sua escolha a apresentar uma proposta. O Código dos Contratos Públicos permite que a Entidade Adjudicante convide apenas uma única Entidade e não estabelece qualquer limite máximo de Entidades a convidar) realizadas por estas instituições.

Segue-se uma lista com apenas algumas (veja a totalidade no site mencionado) das contratações por ajuste directo, relativa ao município de Sines, cujo único critério é fazer com que cada um reflicta sobre a propriedade da despesa e o tipo de contratação utilizado.




2009-07-31, Ideia Mourisca Publicidade, Lda - Produção em gráfica de materiais de organização para FMM 2009, € 2.069.50 €


2009-06-22 - Armazém Papéis do Sado - Impressão de materiais gráficos para o FMM, 2.656,92


2009-12-17 - J. L. Santa Barbara Construções, Ldª - Pintura da sala de exposições do piso -1 do Centro de Artes de Sines, 2.828,00 €

2009-12-17 - J. L. SantaBarbara, Ldª, Pintura da sala de exposições do 1º andar do Centro de Artes de Sines, 5.250,00 €



2009-06-09 - Tipografia Belgráfica, Lda - Impressão em gráfica de "Sines em Agenda", 3.100,00 €


2009-05-21 - Tipografia Belgráfica, lda Impressão do guia do munícipe, 3.115,20 €


2009-10-29 - Armazém de Papéis do Sado,Lda, Aquisição do serviço de produção em gráfica de duas edições da revista ACTUA, 3.223,62 €



2009-08-20 - Ideia Mourisca Publicidade, Lda, Aquisição do serviço de impressão do Balanço do Mandato 2005-2009, 5.150,40 €


2009-08-03 - Centro Ciclista Sineense,Lda, Fornecimento de Materiais para jardins e limpeza pública, 5.800,00 €


2009-07-09 - Paulo Alexandre Águia Parreira, prestação de serviços na área financeira, 5.978,41 €


2009-08-06 - Naturasines - Actividades de Exploração da Natureza, lda, Limpeza e desmatação da falésia sobre as tasquinhas de Sines, 6.000,00 €


2008-11-25 - Jodisarte de José Dias dos Santos, Aquisição de Búzios de cristal e Vidro colorido, 6.075,00 €


2009-04-06 - Ass. de Bombeiros Voluntários de Sines, Aquisição de pacote de espaços publicitários na rádio, 6.670,00 €


2008-11-20 - Associação dos Bombeiros Voluntários de Sines, Publicidade na Rádio, 6.760,00 €


2009-06-24 - Sericohen – Serigrafia, Ldª, Fornecimento de bandeiras para o FMM/2009, 7.980,00 €


2009-08-04 - Armazém de Papéis do Sado, Lda, Serviço de impressão de materiais turísticos, 8.925,04 €


2009-12-11 - SNSV - Soc. Nacional Sinalização Vertical, Lda, Aquisição de Sinalização Vertical Temporária, 8.943,72 €


2009-12-22 - J.Duarte Ferreira & Filhos ,Lda, Aquisição de bebidas para o FMM, 9.355,89 €


2009-04-22, Lusoevents – produções multimédia, espectáculo de pirotecnia para o 25 de Abril, 10.000,00 €


2009-07-02, Algeco - Construção Pré - Fabricadas, S.A. Aluguer de contentores com o objectivo de serem utilizados como camarins para o Festival Musicas do Mundo 2009, 10.204,79 €


2009-04-06, Mestres Publicidade, Estruturas de outdoors e aplicação de imagens, 10.528,65 €


2009-06-19, Lismarketing Equipamentos Gestão de Emp. Turísticos Unipessoal Contratação de restaurante para o Passeio Primavera, 11.651,79 €


2009-06-04, Figueiredo & Irmãos, Lda, Aquisição de Bolos diversos, 12.300,00 €


2009-06-30, Edisines, Inf. e Publicidade Lda, Aquisição de espaços publicitários no jornal Noticias de Sines, 12.640,00 €


2009-06-24, José dos Santos, Ldª, Aluguer de Quartos para Jornalistas para o FMM/2009, 12.857,40 €


2009-06-17, José Soalheiro &; Teresa Castro, Fornecimento da maquete da Cidade Desportiva, 14.000,00 €


2010-01-07, Naturasines - actividades de exploração na natureza, lda, Limpeza e desmatação da falésia na Avenida Vasco da Gama - Zona dos Penedos, 15.000,00 €


2009-03-04, Alentexpo – organização e montagem de feiras, lda, Aluguer de tendas para o dia da mulher e para a quinzena da juventude, 15.650,00 €


2008-10-02, Espaço & Desenvolvimento, Estudos e Projectos, Ldª, Estudo Urbanístico do Centro Administrativo de Sines, 19.000,00 €


2009-11-16, Urgan Canguru - Consultoria e Gestão, Lda, Aquisição do serviço de Consultoria na área da Gestão Estratégica do Município, 20.400,00 €


2009-05-27, Mestres – publicidade ldª, Produção de suportes de informação em grandes formatos, 21.750,00 €


2009-07-30, Promontório Arquitectos, Lda., Estudo Urbanístico da Praça da República de Sines, 22.000,00 €


2008-10-08, Câmara Municipal de Sines, Instituto Superior Técnico, Estudo Urbanístico da Avenida General Humberto Delgado, 23.400,00 €


2009-08-26, Sinerama - Organizações Turísticas e Hoteleiras,S.A., Aquisição do serviço de aluguer de quartos para artistas do FMM 2009, 24.009,52 €


2009-11-19, GETIB - Arquitectos, Lda, Fornecimento do Serviço de Elaboração de Projectos para a Sede da Associação Cabo Verdiana de Sines e Santiago do Cacém, 24.850,00 €


2008-10-02, FVA – Frederico Valsassina Arquitectos, Ldª Estudo Urbanístico da Quinta de S. Sebastião, 24.900,00 €


2008-10-02, PROAP – Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista, Ldª Estudo Urbanístico da Frente Marítima de Sines e Ribeira dos Moinhos, 24.950,00 €


2008-10-02, CPU – Urbanistas e Arquitectos, Ldª Estudo Urbanístico da Frente Marítima da Cidade de Sines, 24.990,00 €


2009-08-07, Praça das Flores - Produção de Espectáculos, Lda, Gravação de vídeo, reportagem e projecção em ecrãs do FMM/2009, 25.000,00 €


2009-08-25, Fabrigimno - Fabricação de Material de Desporto, Ldª Deslocalização do mini campo de jogos do Loteamento do Farol para a Alameda da Paz em Sines, 26.608,66 €


2009-08-14, Ilha de Ideias - Projectos e Serviços,Lda, Serviço de concepção, design gráfico, produção e montagem de uma exposição com o tema Sines Cidade do Futuro, 29.801,00 €


2009-11-19, Urban Canguru - Consultoria e Gestão, Lda Aquisição do Serviço de Assessoria, 36.000,00 €


2009-01-22, Augusto Mateus; Associados, Sociedade de Consultores Ldª, Prestação de serviços para elaboração da visão estratégica para o Município de Sines, 72.500,00 €


2009-11-17, José Soalheiro, Teresa Castro; Associados - Arquiectos, Lda, Fornecimento do Serviço de Alteração ao Projecto Geral da Cidade Desportiva de Sines, 160.000,00 €