quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Mais umas fotos...





... para desenjoar da política.
Comentem se acharem que é de comentar ;)

Abraço
Tiago

Uma imagem, mais de mil palavras

Foto retirado do site da CMS

Autarquia de Sines e o Governo Socialista, a sorrirem embevecido um para o outro, agarrados a Sines de cabeça para baixo.

Em comum para além do óbvio, a azáfama da inauguração em vésperas de eleições e a responsabilidade pela inauguração e utilização de uma escola inacabada - Escola Básica n.º 3 de Sines.

Os prazos eleitorais e inicio do ano lectivo, justificam a abertura duma escola sem acessos, sem mobiliário definitivo, falta de cabides e de estores e equipamento lúdico exterior por colocar.


Mas nada perdoa e dificilmente se remedeia a eficiência energética quase nula e uma acústica desgraçada, sala de dimensões incompreensivelmente diminutas, pontos de luz no exteriores elevados em relação ao piso - mais eficazes que qualquer boa rasteira - e uma gritante falta de estudo da incidência solar que impossibilita a visão dos quadros. Brevemente teremos os alunos numa escola acabada de estrear de estores corridos e luz acesa durante o dia, pois só assim evita as temperaturas exteriores e a incidência solar.

Como sempre, projectos mal elaborados, ou comprados por catálogo, resultam em desadequação, custos acrescidos e utentes mal servidos.

Depois das Eleições de Domingo passado, exige-se uma mudança Clara de Políticas

Depois dos resultados eleitorais a CGTP pronunciou-se exigindo ao novo governo PS uma política à esquerda. Pois foi essa a exigência feita por todos os que no dia 27 foram às urnas entregar os seus votos por uma esquerda que oiça e responda às necessidades das pessoas. O PS perdeu a maioria absoluta, sinal de que estamos fartos e fartas das políticas de direita que têm promovido a precariedade no trabalho e na vida. Foram muitos os trabalhadores e trabalhadoras que nestas eleições decidiram "castigar" este governo.

Certamente que muitos e muitos precários que são grande parte da força de trabalho deste país não se esqueceram do quão castigadas têm sido as suas vidas pelas políticas de direita que compactuam com a exploração.


A CGTP aponta 10 prioridades para um programa de governo:

1.º Evitar despedimentos e investir na criação de empregos estáveis.
2.º Garantir o direito constitucional de contratação colectiva.
3.º Valorizar o trabalho e os direitos dos trabalhadores.
4.º Combater a precariedade.
5.º Alargar o subsídio de desemprego para que mais desempregados possam ser abrangidos pela prestação.
6.º Promover o aumento real dos salários e das pensões, assim como do Salário Mínimo Nacional, de modo a alcançar 500 euros em 2011 e 600 euros em 2013
7.º Reforçar a solidariedade, promover a coesão social e combater as desigualdades.
8.º Reforçar os serviços públicos e de protecção social.
9.º Reorientar as políticas económicas.
10.º Tornar o sistema fiscal mais equitativo e combater o endividamento do país.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (37 e 38)

37. Oportunismo
O oportunismo politico manifestado pela manutenção no PCP, que lhe permitiu a ascender ao poder, a atitude cerebral e oportunista do momento da saída, após a aprovação orçamental, o silêncio oportunista em relação ao Governo Central e às grandes empresas, de forma a aumentar, sustentar e manter o poder, são uma das caraterísticas mais marcantes da sua actuação em 12 anos de presidência. Dobrado e vergado ao poder central por oportunismo, espera continuar a colher em subsidios e aprovações e sua devoção. Tudo isto tem de dar dores na coluna.
38. Politica cultural
A politica cultural orientada para as elites, tornou cada vez mais evidente com o passar dos anos. Formatada ao seu gosto e de quem o aconselha, fastou-se do gosto e tradição popular, porque para si "deve-se educar o Povo". Hoje temos uma programação cultural rica, em todos os sentidos.
Afastou parceiros com know-how indiscutível como o CCEN, porque nada serve, desde que não seja seu.

A grande rotunda do Norte

Existirá alguém capaz de explicar porque raio construíram uma rotunda de plástico na via rápida da Costa do Norte, se decorridas 2 semanas ainda não se viu a mais pequena iniciativa de início de obras.
Para já servirá três objectivos:
- recordar a "dinâmica eleitoralista" do nosso - salvo seja - Presidente.
- obrigar-nos a reduzir a despropósito.
- aguardar que algum forasteiro vá em frente e leve com ele a pseudo-rotunda.
Só uma dica: as obras devem minimizar o seu impacto na vida dos transeuntes e condutores. Mas isto é em locais civilizados, em que quem decide se preocupa com utilizadores do espaço público.

1.140 visitas diárias


Ontem no rescaldo das eleições legislativas a Estação atingiu o seu recorde de visitas diárias, apenas por mais uma vez havíamos ultrapassado as 1000 visitas diárias. Acederam a este blogue 1.140 vezes, o que significa que por 1.140 vezes alguém entendeu escolher este espaço para se informar, participa ou apenas acompanhar o que por aqui se passa.
Sei que não são todos de Sines, como sei que não foram 1.140 visitantes diferentes, mas também que ontem não acederam todas as pessoas que com alguma regularidade visitam este blogue.
De todo o modo um número perto de 10% da população de Sines, seguramente conhece e visita este blogue. Não existiram muitos blogues com enfoque local que tenham uma tão elevada penetração e participação da sociedade, apesar de tantas vezes terem vaticinado o nosso fim, das mais simples às mais mirabolantes formas.
Resta-me agradecer a todos os que diariamente visitam e mantêm este espaço vivo e vibrante e garantir que continuaremos a levar até vós o que de melhor e pior se passa na nossa terra, tomando posição e assumindo a nossa opinião com independência, por muito que custe e estranhe a que se habituou e pretenda habituar-nos ao pensamento único e respectiva subserviência.

Blogue CDS-PP Sines

Isto dos blogues veio para ficar e nemhuma força politica fica de fora, hoje tomei conhecimento do blogue do CDS-PP de Sines. Merece uma visita.

http://cds-pp-sines.blogspot.com

Projecto Sinergias - Exposição Colectiva

A Visitar em Sines







Mais informação, ver aqui

Dúvidas e certezas

Passada a loucura das legislativas, em que até ao discurso de vitória de José Sócrates, parecia não ter havido um vencedor com legitimidade para formar Governo, entramos agora na campanha para as Autárquicas, que em Sines, à custa de um movimento que se diz independente, mas que me parece em tudo dependente de fundos pouco legítimos, já se iniciou há algum tempo.
Confesso que foi o meu voto mais difícil até hoje, fruto da campanha mais negativa e sombria a que já assisti, em que nada nos foi proposto, nada nos foi explicado e pouco ou nada se discutiu sobre o futuro do País. Em cima da mesa, esteve apenas fazer ou não o TGV e saber se vivemos num clima de asfixia democrática, expressão aliás desprovida de qualquer sentido político, porque asfixia e democracia não são de todo palavras que se possam relacionar. Talvez por esse pequeno detalhe, o PS tenha ganho, talvez por isso, o PSD tenha perdido tantos votos para um populista como Paulo Portas.
Paulo Portas foi aliás, a par de Sócrates, o grande vencedor destas eleições, até pela surpresa que provocou o resultado que obteve. Reconheço-lhe a coragem de ter tocado em pontos de que muitos se queixam, mas que poucos ousam comentar, como o rendimento mínimo de inserção, o controlo da imigração e questões de segurança. Mas Portas não foi original, pois estes são os mesmos motivos que levam a extrema direita a subir nas intenções de voto um pouco por toda a Europa, Portas apenas encarou bem o papel de um líder da direita conservadora religiosa.
Sócrates, espero eu, ignorará conselhos exteriores que já se fazem ouvir e governará fazendo acordos pontuais no Parlamento, tal como acontece em muitos outros países, sendo condição fundamental o diálogo, o respeito e a responsabilidade que se exige a todos os grupos Parlamentares.
Não vou entrar em suposições sobre os resultados das legislativas em Sines e os que virão das Autárquicas, porque face à miscelânea de candidatos e apoiantes parece-me um pouco arriscado fazer qualquer comparação.
Ao contrário do País e das legislativas, em que pouco ou nada sabemos sobre os males do nosso querido Portugal e eventuais responsáveis, em Sines sabemos bem quais são as eternas chagas e quem são os responsáveis. É fácil, estiveram lá sempre os mesmos desde que há Democracia, a CDU, Xico Pacheco e Manuel Coelho. Alternativa válida e com hipótese de vitória só há uma, o PS e o Idalino.

Vasco derrotado em Sines pela 1ª vez!

Sábado, recebemos e perdemos por 0-1 frente ao Amora em Sines, jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato da 1ª Divisão Distrital de Setúbal. Jogo entre dois candidatos a uma subida de divisão no final desta época, era o jogo grande da jornada.

Como na primeira jornada, penso que neste jogo voltamos a não entrar muito bem no jogo perdendo muitas bolas na transição defesa/ataque e que o adversário aproveitou para criar muitas dificuldades á nossa equipa defensivamente. Na sequência destas nossas dificuldades o Amora ganhou uma grande penalidade, com expulsão para o Joel (nosso guarda-redes) que derruba o avançado contrario, quando este estava isolado. O mister João Direito foi forçado a mexer na equipa para entrar o guarda-redes suplente Lee, que viria a ser uma das grandes figuras do jogo, primeiro ao defender logo o penalti assim que entrou e depois porque fez defesas de grande nível evitando que o Amora marcasse alguns golos. Ficámos reduzidos a dez jogadores ainda na primeira parte. Frente a uma boa e experiente equipa como é o Amora, a nossa tarefa tornavasse assim mais difícil, ainda a organizarmos-nos perante a perda de um jogador sofremos o único golo da partida em mais uma grande penalidade, agora feita por mim no limite da grande área, desta vez Lee nada podia fazer e fomos a perder 1-0 para o intervalo.

Na segunda parte o nosso jogo foi diferente para melhor, acreditámos sempre que seria possível empatar ou mesmo ganhar o jogo mesmo reduzidos a dez jogadores, mais concentrados e organizados em campo mostramos grande carácter e personalidade por nunca dar por perdido o encontro ate o apito final. Por vezes não se sabia qual a equipa que tinha dez jogadores tal foi o nosso controlo em quase toda a segunda parte.

O mister João transmitiu-nos também que cria e podíamos ganhar, tira um defesa e mete um avançado ainda com menos um jogador em campo, ainda porque na parte final e depois de quase todos os jogadores do Amora terem amarelos, estranhamente só perto do minuto 90 começaram as expulsões (duas) para o Amora. Uma das expulsões foi na sequência de um penalti assinalado a nosso favor já em cima dos 90 minutos que infelizmente desperdiçamos não conseguindo assim empatar que no mínimo era justo por tudo o que fizemos na 2ª parte.

Não é o inicio de campeonato que queríamos ter, visto que em dois jogos ainda não ganhamos, mas estamos apenas na 2ª jornada e defrontamos dois candidatos á subida. Da mesma maneira que o Amora veio a Sines ganhar podemos nós ir la ganhar na segunda volta do campeonato, foi a ideia que ficou deste jogo.

Como sempre, Domingo em Setúbal frente ao Comércio Industria para ganhar!

2ª Jornada:
Marítimo Rosarense 0-2 União Santiago
Vasco da Gama 0-1 Amora
Sesimbra 2-1 Comércio Industria Setúbal
1º Maio Sarilhense 1-2 Olímpico Montijo
Trafaria 3-2 Beira Mar Almada
Palmelense 7-1 Arrentela
Barreirense 2-0 A.C.R.Zambujalense
Alfarim 0-0 "O Grandolense"

MENTIRA

Na sequência da queixa apresentada na CNE pela CDU, Manuel Coelho, candidato do movimento Sines Interessa Mais (SIM) à câmara de Sines e actual presidente da autarquia, afirmou ao Setúbal na Rede, que a queixa apresentada pela CDU na Comissão Nacional de Eleições (CNE), que acusa o jornal da câmara de violação do princípio da neutralidade e imparcialidade, é “absurda e despropositada”, até porque “o acesso dos outros partidos ao jornal nunca foi solicitado”.
MENTIRA!!!
Na qualidade de vereador solicitei que os vereadores do PS - António Braz, Idalino José e João Vinagre - tivessem acesso a participar no jornal Municipal, o que nunca se verificou no nosso mandato ou em qualquer outro.

Correio dos Leitores: "Academia de Ginástica de Sines"

Torneio Internacional – Loulé Cup - 2009
Academia de Ginástica de Sines regressa a casa com 7 Títulos e 2 ginastas na Equipa Nacional.


A Academia de Ginástica de Sines, esteve presente no Torneio Internacional realizado na cidade de Loulé, nos dias 18 e 19 de Setembro.
A presença de ginastas, ingleses, espanhóis, canadianos, irlandeses, belgas e escoceses, não intimidou as ginastas sineenses que se apresentaram em excelente forma.
A participação neste evento constituiu acima de tudo um momento de avaliação do trabalho realizado em período de férias com vista á participação no Campeonato do Mundo por Grupo de Idades a realizar no mês de Novembro em St. Petersburgo/Rússia.
O excelente momento de forma e de motivação das ginastas da Academia de Ginástica de Sines ditaram resultados de alto nível.
Resultados:
Tatiana Belchior 3.º Lugar em Duplo Mini, com mínimos e entrada na equipa nacional, neste mesmo aparelho Beatriz Martins é 2.ª, Ana Paulino 3.ª, Daniela Oliveira 4.ª e Sara Sousa 7.ª com mínimos e entrada na equipa nacional.
No Trampolim Individual, Ana Paulino vence com larga vantagem sobre a canadiana Jessica Arnt. Beatriz Martins é 3.ª e Sara Sousa 4.ª, João Guerreiro é 4.º numa prova de alto nível, mostrando que podem contar consigo para um futuro promissor.
No Trampolim Sincronizado Ana Paulino e Beatriz Martins vence categoricamente, Tatiana Belchior e Adriana Elias, em 2.º Lugar.

A Direcção da Academia de Ginástica de Sines, felicita todos os ginastas.

Circo de Feras

Tão cedo quanto se esperava. Começou oficialmente a campanha para as autárquicas e logo no primeiro acto público, explodiu a contenda.
Na Assembleia Municipal de ontem, a transferência de património e de verbas, foi o mote para uma discussão acesa e acalorada entre a CDU e o SIM. Mais virão e por outros motivos, pena que estes assuntos não fossem discutidos noutros tempos e doutra forma, mas eram os tempos em que tudo estava bem e o Presidente a autarquia eram exemplares na sua acção.
Não à mentira que sempre dure.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (35 e 36)

35. Mercado municipal
Depois de anos de abandono, tentou Manuel Coelho "destruir" definitivamente o Mercado Municipal, trocando-o por mais habitação e uma média superfície. Pelas dificuldades económicas, de encontrar um investidor interessado e pela feroz oposição de todos os partidos, CDU incluída, a ideia não vingou. Desde então, comprova-se que também aqui não tem o actual presidente, um plano B, continuando o Mercado Municipal deixado ao abandono.
36.Ribeira dos moinhos
De um local cheio de potencial ,onde podia surgir uma Parque da Cidade, uma pista de manutenção, uma parque de hortas, emerge apenas pouco mais que uns baldios, com umas hortas e barracas mal amanhadas.
Depois da tentativa de deslocalizar o parque de campismo para fora da cidade, nada mais se conhece, do que o que se passou nesta última década, abandono, esquecimento e um vazio de ideias, para um local privilegiado.

domingo, 27 de setembro de 2009

1,2,3...Partida

A partir de hoje o “Circo desce à Cidade”, aquilo que vimos e assistimos em termos de campanha autárquica foi apenas o aquecimento, ontem após o final das eleições legislativas, soou o apito para o início da partida.

João Custódio e o PSD, vão trilhando o seu caminho, tentando segurar o seu eleitorado. Será fortemente penalizado pela renhida batalha a três que captará todos os votos que não sejam dos irredutíveis sociais-democratas, principalmente quando ganha força a certeza que dificilmente poderá ser eleito vereador. Curiosamente os eleitores PSD esquecem a Assembleia Municipal e a força politica que esta ganhará num cenário de executivo minoritário.

BE o resultado nas legislativas e o seu candidato fazem prever a eleição de um vereador. José Carlos Guinote confirma-se como o candidato melhor preparado, é o técnico que qualquer presidente gostaria de ter como assessor, mas igualmente o presidente que nenhum assessor desejaria. É inequívoca a sua utilidade à autarquia e durante 4 anos teremos oposição, no verdadeiro sentido da palavra, no executivo camarário com a sua eleição como vereador.

A campanha intimista em que a CDU apostou vai dando os seus frutos e continuará em crescendo até ao dia das eleições. Depois de um arranque algo pálido a candidatura vai ganhando corpo e saiu muito reforçada com a ligação afectiva e emocional dos seus militantes e simpatizantes com a campanha para as legislativas. O tempo joga a seu favor. Francisco do Ó continua a pagar ter permitido que a erva daninha crescesse no seu quintal sem a extirpar atempadamente.

O PS, quase um vencedor antecipado, cometeu todos os erros de quem ganha antes de tempo. O reforço da candidatura da CDU joga a seu favor e poderá provar que a estratégia de apostar na divisão do tradicional eleitorado da CDU foi acertada, sem cometer erros e apostando no erro do adversário, não sendo a melhor táctica também permite ganhar eleições.

Durante algum tempo não percebi o que hoje é uma certeza, o SIM não ganhará as eleições. Apesar da exuberância de uma campanha nunca anteriormente vista, "Roma não paga a traidores". Sendo a terra de Vasco da Gama, uma terra de gentes de esquerda, nunca lhe perdoarão o afastamento do partido a quem tudo deve politicamente, nem esquecerão as suas atitudes elitistas e o virar de costas a Sines e às suas tradições. Está fora da corrida, e Manuel Coelho sabe disso, não o diz, mas as suas atitudes desesperadas denunciam-no.

E é assim que entramos na recta final destas autárquicas, onde se nada de muito extraordinário suceder a esmagadora maioria dos eleitores que irão votar tem decidido o seu sentido de voto. Os debates e a campanha, que hoje inicia oficialmente, apenas reforçarão a convicção dos eleitores.

Antever as autárquicas nas legislativas

O eleitorado de Sines, manifestamente de esquerda, sempre acompanhou de perto os ventos políticos que sopram no país, pelo que as incidências do panorama nacional reflectem-se nos resultados de Sines de forma quase fiel. Não sendo comparáveis os resultados das legislativas com os resultados que se verificarão nas autárquicas, poder-se-á tirar ilações dos resultados de hoje.

A CDU apesar do crescimento avassalador do BE, conseguiu manter fiel o seu “fiel eleitorado”, sem permitir que navegassem para o BE. As eleições legislativas reforçaram os laços de afectividade do eleitorado ao partido, de que beneficiará a candidatura autárquica.

Os 163 votos nas últimas autárquicas, a votação nas legislativas e a sua candidatura fazem prever que nas próximas autárquicas o BE deverá ter em Sines um dos seus maiores crescimentos relativos do Pais, mas o resultado obtido nas legislativas também representa uma responsabilidade acrescida para esta candidatura.

A votação do PS e PSD, é onde se torna mais difícil terá ilações para as autárquicas, pois são votações fortemente marcadas pelo voto útil nestas legislativas, contudo registe-se a volatilidade do eleitorado PS em Sines e o facto do sentido de voto, de cerca de metade dos eleitores do PSD ser um dos mistérios das próximas autárquicas.

A dúvida que permanecerá até ao dia das eleições autárquicas, não é donde sairá a votação do SIM, mas em que proporções. Um voto no SIM, terá um efeito duplicador, se saído de candidatura adversária.

RESULTADOS LEGISLATIVAS SINES

Também em relação ao Concelho de Sines os resultados previstos confirmaram-se globalmente.
No caso do PSD e CDU, as diferenças em relação ao previsto são negligenciáveis, menos 32 e mais 2, respectivamente.
O BE obteve mais 315 votos do que previa, quase os mesmos menos 296 que antecipava para o PS, o CDS teve mais 123 votos que previsto e enquanto esperava 6.200 eleitores, votaram 6.312.

Resultados Sines
PS: 2.304 votos (34%)
PSD: 1.068 votos (16%)
CDU: 1.352 (20%)
BE: 1.165 (17%)
CDS: 423 (3%)

Previsões Estação Sines
PS: 2600 votos
PSD 1100 votos
CDU: 1350 votos
BE: 850 votos
CDS: 300 votos

projecção dos resultados eleitorais

As primeiras projecções dos resultados das legislativas, execepto na votação do PSD confirmam no essencial as minhas previsões. O PSD ficará ligeiramente abaixo das minhas previsões.

A grande surpresa para mim reside no facto de o desencanto dos 38% a 43% dos portugueses pela politica não é travado pelo momento que o pais atravessa. Quando tudo indicava que a abstenção diminuiria, eis que aumenta de 36% em 2005, para 38% a 43%.

Resultados Nacionais (projecção)
PS: 36,2-40,4
PSD: 26,9-30,7
BE: 9,0-11,2
CDS: 7,7-9,9
CDU: 6,5-8,7

previsões da Estação de Sines
PS: 37%-39%
PSD: 32%-34%
CDU: 8%-10%
CDS: 7%-9%
BE: 9%-11%

Dia Internacional do Coração - Hoje, 27 de Setembro

E já agora, aproveite para ir votar a pé, deixando o carro em casa.
Vote com coração saudável

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Último post, antes da reflexão

A CDU voltou a mostrar que é o partido local que mais militância congrega, fechando a sua campanha com uma caravana automóvel considerável e que mais não seja serviu para pôr alguns candidatos autárquicos em sentido e aumentar a expectativa sobre os resultados das legislativas em Sines.

Apesar de estarmos perante cenários completamente diferentes, existem aspectos a estar atentos para as autárquicas:

Qual o eleitorado fixo da CDU?
Este que ponto a provável vitória do PS, resultará em votos de contestação nas autárquicas?
Qual o eleitorado do BE actualmente?

Resultado da Sondagem

Com 260 participações em menos de 4 dias, o que é bastante razoável, a sondagem resultou na seguinte intenção de voto, nas legislativas de Domingo, no Concelho de Sines:

CDU: 19%
PS: 30%
PSD: 16%
BE: 22%
Outros: 9%

Estes resultados em nada alteram a minha previsão anterior, em minha opinião o BE terá o crescimento previsto mas não o representado na sondagem, que resulta do facto dos visitantes que optaram por participar não serem uma amostra representativa dos eleitores de Sines. Também não deixei claro que os abstencionistas não deviam escolher a opção "outros", o que com 9% terá deturpado as percentagens dos restantes.

Dos participantes na sondagem fica claro que o escalão etário que visita este Blogue, influenciou a intenção de voto. Um público mais jovem que votará BE e uma população mais envelhecida e não utilizadora dos mais recentes meios de comunicação que vota PS e principalmente CDU, fica evidente no resultado final.

Mantenho a opinião que o PS andará à volta de 40% dos votos, seria uma grande surpresa se o BE ultrapassar os 15%, a CDU poderá ultrapassar ligeiramente 20%, não mais que isso e o PSD rondará os 16%.

Domingo, após as 20 horas voltarei a este tema, aproveitando para fazer uma primeira abordagem às ilações a tirar dos resultados nacionais e locais, nas próximas autárquicas.

Os responsáveis pela Precariedade Laboral

Amanhã às 16h: Vasco - Amora


Sábado (26/09/2009) às 16h no Estádio Municipal de Sines

2ª Jornada do Campeonato da 1ª Divisão Distrital de Setúbal

Vasco da Gama A.C. vs Amora F.C.
Amanhã recebemos em Sines o Amora, jogo a contar para a 2ª jornada do campeonato onde vamos procurar ganhar no primeiro jogo oficial em Sines desta época 2009/2010. O Amora é um candidato á subida de divisão, que vem de uma vitória (2-1) no seu terreno frente ao também candidato Sesimbra, enquanto nós empatamos no Montijo frente ao Olímpico a duas bolas.
Contamos com o factor "casa" para continuar sem perder em Sines em jogos oficiais, pois na época passada ninguém venceu em Sines a este Vasco da Gama.
O ano passado registava-se pouca afluência dos sócios e adeptos aos jogos em Sines, veremos como corre este ano o apoio a uma equipa que é composta por jogadores de Sines, todos eles formados no Vasco e que transita quase na totalidade da época passada para esta.

BENEFICIOS FISCAIS EM PORTUGAL, Quem é mais beneficiado ?

Nem tudo o que parece é!

No debate realizado entre Sócrates e Francisco Louçã, uma das matérias que gerou maior
polémica e confronto foi a dos benefícios fiscais. Por isso, interessa analisá-la com objectividade,
até porque as questões mais importantes foram ignoradas nesse debate.
Segundo os Relatórios do Orçamentos de Estado, no período 2005-2009, ou seja, com este
governo, prevê-se que o Estado perca 13.739,1 milhões € de receitas fiscais devido aos benefícios
fiscais. Deste total, 71,8%, ou seja, 9.861,6 milhões €, têm como origem benefícios concedidos a
nível do IRC, isto é, às empresas, e apenas 16,8% têm como o origem benefícios no IRS, portanto
benefícios fiscais concedidos às pessoas. Em média, neste período, 84,5% da receita fiscal
perdida a nível do IRC tem como origem benefícios concedidos a empresas localizadas no
“paraíso fiscal” da Madeira. Por outro lado, entre 2005 e 2009, as receitas fiscais perdidas pelo
Estado devido aos benefícios fiscais concedidos às empresas a nível do IRC aumentaram 46,7%,
pois passam de 1.585,1 milhões de euros para 2.325 milhões de euros, enquanto as receitas
fiscais perdidas devido a benefícios fiscais concedidos a nível do IRS, ou seja, às pessoas,
diminuíram -6% pois passaram, entre 2005 e 2009, de 382,3 milhões de euros para 359,5 milhões de euros. (Quadro I), Estes dados tornam claro que grupos sociais estão ser mais beneficiados.

Almoço dos Venturinhas


ver mais aqui

Despedida

Hoje é o meu último dia como colaborador deste blog.
As razões que me levaram a tomar esta decisão são estritamente pessoais, e já foram faladas com o Administrador deste blog.
Quando me juntei a este grupo, fi-lo com intenção de dar voz a todos aqueles que, através de mim, quisessem falar de Sines e dos problemas do nosso Concelho.
Enquanto aqui estive, aprendi muito sobre Sines e sobre as pessoas de cá, as suas histórias, os seus receios, as suas vitórias. Guardo todas essas aprendizagens como ensinamentos para o futuro.
Desejo muito sucesso ao Administrador do blog e a todos os colaboradores, fazendo votos que este blog possa continuar a ser uma referência no panorama do Concelho de Sines.
A todos, o meu obrigado
Até sempre

Luís Maldonado

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Debates Autárquicos

Dia: 30 de Setembro 2009
Hora: 21 horas
Local: Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Sines
Promotor: Rádio Sines
Observações: Aberto ao público, sem direito a intervenção.


Dia: 2 de Outubro de 2009
Hora: 13 horas
Local: 99.2 FM
Promotor: Antena 1
Observações: O debate decorre das 13 às 14 horas e Sines foi um dos 5 Concelhos escolhidos.

De interesse público - O mito do H1N1

Para reflectir e, cada um pode tirar as suas próprias conclusões
(filme com locução em castelhano mas legendado)

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (33 e 34)

33. Critério de atribuição de subsídios às instituições
Sendo percebeu Manuel Coelho que é nos clubes, instituições e colectividades que reside o melhor que a sociedade civil tem para oferecer de voluntarismo, empenho e altruísmo. Assim como continuam a representar um ponto de encontro social e de divulgação, ou seja veículos invejáveis para a propagação da mensagem política. Promover a dependência financeira das instituições foi o passo seguinte. A autarquia continua a atribuir através de critérios, muitos dos quais subjectivos, que premeiam a necessidade e não a boa gestão. Recebe quem mais gasta, não quem melhor gere. É um critério, que desgraçadamente, condena as intituições no curto prazo ao jugo do poder político e a longo prazo ao seu desaparecimento.
34. Transparência
Apresentação e discussão publica e participada do Orçamento Municipal e Grandes Opções do Plano.
Criação do portal do cidadão que lhe permitira aceder e acompanhar todos os processos autárquicos, nomeadamente licenciamentos.
Apresentação pública das contas dos principais eventos como o FMM e os custos de funcionamento dos principais equipamento como o CAS, Piscinas Municipais e Escola de Artes.
Apresentação do destino dado às verbas obtidas com a venda de património municipal
Monitorização real e eficaz dos níveis de poluição e sua divulgação on-line.
Parece simples, para Manuel Coelho não.

Concelho dos Horrorres

Autárquicas: CDU acusa SIM de pressionar trabalhadores da autarquia

O candidato da CDU nas próximas eleições autárquicas, acusou o presidente da CM de Sines e candidato do movimento independente SIM de exercer pressões aos trabalhadores da autarquia.

Os comunistas falam numa “perseguição doentia aos cidadãos que ousaram dizer ao ainda presidente da Câmara que têm outra opção política” e a “ameaça aos militantes comunistas trabalhadores da autarquia que serão todos corridos da câmara a seguir às eleições de 11 de Outubro”.

Questionado pelos jornalistas acerca da veracidade das queixas que chegam ao candidato da CDU, Francisco Pacheco garante existirem trabalhadores com medo. Às acusações da CDU seguiu-se a resposta do SIM pela voz do seu cabeça de lista. Manuel Coelho considera difamatórias as afirmações dos comunistas.

Antena Miróbriga

Sines representará hoje um dos mais anedóticos destinos autárquicos do nosso país, se a tudo isto juntarmos os patéticos equipamentos desportivos na avenida VAsco da Gama, temos um destino turistico do tipo: "Concelho dos Horrores"

Legislativas em Sines


A votação do PS em Sines situa-se ligeiramente acima dos resultados nacionais e distritais, não deixando de acompanhar e reflectir a tendência de voto nacional, o eleitorado local mantêm alguma estabilidade situando-se entre os 2.500 e os 3.000 votos.

O PSD acompanha de perto os resultados distritais e situa-se muito abaixo dos resultados nacionais. Revele um eleitorado mais que volátil que o PS, com um eleitorado entre 950 e 1.500

A CDU com votação sempre acima dos resultados do distrito e claramente acima dos resultados nacionais. Possui em Sines um eleitorado fidelizado, que a tentação do voto útil e o fenómeno BE não tem feito abanar, até à data. Votação segura entre os 1.300 e os 1.500 votos.

O mais recente fenómeno da politica nacional, Bloco de Esquerda, apresenta em Sines um eleitorado, que apesar de ficar aquém dos resultados distritais, suplanta largamente os resultados nacionais do partido. Depois de ter triplicado a sua votação em Sines, em apenas 6 anos, é ainda difícil descortinar até onde poderá chegar.
O CDS- PP com votações locais abaixo dos resultados nacionais e distritais, revela a ausência de uma estrutura local. Votação a rondar os 300 votos.

Historicamente, Sines mantêm uma votação muito próxima dos valores distritais e acompanha a tendência nacional em termos de variações no sentido de voto.
Com base nas sondagens nacionais mais recentes e nos dados históricos, elaborei as previsões para os resultados locais nas legislativas 2009. Para conferir Domingo à noite.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Domingo dia 27, dia de eleições mas não só!


E que tal relaxar um pouco, antes ou depois de ir votar?

Em primeiro de novo

Mais uma vez a Estação antecipou o acontecimento, noticiámos ontem o que hoje se confirma.

No próximo dia 2 de Outubro, entre as 13 e as 14 horas, a Antena 1, realizará um debate, com todos os candidatos à Câmara Municipal de Sines. Todos? Assim eles aceitem.

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (31 e 32)

31. ZIL 2
Situada numa zona sobranceira da cidade, com uma vista ímpar, sobre o Cabo e a Baía de Sines, facilmente se adivinhava terreno fadado à habitação para a classe média alta e alta. Precisamente o tipo de habitação que têm faltado em Sines, nas últimas duas décadas e que levaram à fixação de quadros médios e superiores, principalmente jovens, em Santo André e Santiago do Cacém e até ao êxodo de parte da população de Sines. Mas se existe algo indiscutível, quando se tenta compreender uma decisão situada no passado é a sua contextualização. De tão evidente a estranha decisão de localizar uma ZIL em local privilegiado, desde alguns anos que procurei entender o porquê, considerando que os decisores políticos, apesar de tomar decisões por vezes estranhas, não os tomemos por estúpidos.Situando-nos temporalmente na criação da ZIL 2, temos a vila piscatória de Sines, onde começava a despontar as pequenas oficinas e indústrias de apoio ao complexo industrial e ao aumento populacional da vila, situadas dentro do núcleo habitacional. Sobre Sines pairava, então, o todo poderoso Gabinete da Área de Sines que impunha os limites da pequena vila e o risco do êxodo da pequena indústria para Santiago do Cacém ou Santo André, era uma realidade. Com o advento da indústria pesada do Complexo Industrial de Sines, a poluição inerente, a exploração da pedreira e tudo o resto, poucos se atreviam a acreditar que Sines conseguiria sobreviver como núcleo urbano, mantendo a sua identidade e que o turismo continuaria a ter expressão. Neste contexto, seria quase patético olhar para a colina sobre a vila e vê-la coberta de vivendas e moradias.
De cada novo sopro da economia, a ZIL foi crescendo, uns constituíram pequenas e médias empresas, outros armazéns, outros ainda habitações que ocuparam ou arrendaram, pervertendo o mercado habitacional e o parque industrial da jovem cidade. De forma recorrente, os políticos, falaram da ZIL 2, do necessário regulamento, da sua expansão, do seu desordenamento, da falta de infraestruturas, etc, etc, etc.Contudo existe um tempo político, que tantas vezes é diferente do tempo da sociedade. Tempos houve que promessas de acabar com a habitação na ZIL, eram ameaças aos seus habitantes, situação que todos conheciam mas era politicamente correcto ignorar. Mas como o politico e o economicamente correcto nem sempre se conjugam, logo as imobiliárias começaram a anunciar a venda de habitações na ZIL 2.
Hoje, tal como a maioria dos problemas das cidades, mais de uma década de Coelhismo não foi suficiente para resolver ou tão pouco iniciar uma solução para o problema.
32. Centro de Saúde
Outro problema que mais de 10 anos não foram suficientes para resolver. Depois de uma "trapalhada" da cedência de um terreno que um privado reclamava como seu, mudou-se a localização e invariavelmente de 4 em 4 anos surge como arma de arremesso eleitoral. Enquanto estiver por construir é responsabilidade do Governo Central, que a autarquia se desunhará para resolver, quando estiver construído, será mais uma "obra" de Manuel Coelho.

Estamos de acordo

Em conferência de imprensa o presidente da CM de Sines e candidato do SIM afirmou que a queixa apresentada pela CDU, pelo “uso abusivo de meios técnicos, humanos e financeiros da Câmara Municipal em benefício da campanha eleitoral” do movimento independente SIM, lhe causa “alguma repugnância”, Manuel Coelho considerou ainda que o boletim municipal não serve de matéria de acusação e os outdoors um dever de informar os munícipes.

O candidato do SIM à Assembleia Municipal, Ferreira da Costa, considerou os ataques das restantes candidaturas como actos de desespero e garantiu não estar preocupado com a queixa da CDU à CNE.

Concordo na repugnância que causam certas atitudes e acções politicas, tantas vezes aqui descritas, nos actos de desespero manifestadas em campanhas faraónicas e na fuga a debates, no facto de os outdoors servirem para informar os cidadãos das atitudes eticamente lamentáveis de alguns políticos e subscrevo a despreocupação com a queixa à CNE, donde nunca resulta nada de significativo.

Apenas estou na dúvida porque o Boletim municipal não serve de matéria de acusação, donde lhe provêm a imunidade?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Trabalho-Há uma geração à procura de um lugar no mercado!

Dos dois milhões de trabalhadores precários existentes em Portugal, a maioria tem menos de 30 anos e dos mais de 500 mil desempregados, 65 mil têm menos de 25 anos
Que fazer com estes dados Srs Governantes do Presente e do Futuro?

Que sociedade pretendem para o tal Portugal de Progresso e de bem estar que nos anunciam?

Como poderemos acreditar em gente que teve TODAS as condições para Governar, com várias maiorias absolutas, podendo pôr e dispôr da sua vontade e não o fez?
Este Governo não teve esta oportunidade porquê? Não pôde ou não esteve interessado?
Deveremos concluir que as maiorias absolutas são perniciosas para Portugal?
Eu acho!

Sondagem

Acredito muito pouco em inquéritos feitos em blogues, seja pela credibilidade - a mesma pessoa pode votar várias vezes, desde que utilize outro IP, assim como um agregado familiar de várias pessoas poderão apenas ter acesso a um IP - ou pela representatividade da amostra.
Apesar disso, coloquei um inquérito relativamente às intenções de voto dos eleitores do Concelho de Sines, para as próximas legislativas. Este inquérito apenas estará disponível 4 dias, o suficiente para averiguar qual o grau de confiança, quando comparado com os resultados verificados.
Em função do grau de aproximação com a realidade, ou seja da validade da amostra, decidirei se colocarei um inquérito às intenções de voto nas próximas autárquicas.

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (29 e 30)

29. Instalações Desportivas
Sines teve uma posição charneira na região em termos desportivos, devido ao elevado número de praticantes, resultados obtidos e instalações desportivas, durante a década de 80 do século passado.
Com o desenvolvimento desportivo dos outros Concelhos, e apesar de excelentes resultados desportivos obtidos em Sines, a diferença, naturalmente, esbateu-se.
Já quanto aos equipamentos desportivos, não só os outros Concelhos evoluíram, como Sines parou. Na última década a falta de investimentos e a não modernização dos existentes, originou que os nossos atletas não tenham condições adequadas às práticas desportivas.
Veja-se por exemplo a ausência de campos de relva sintética, a degradação do Estádio Municipal e o esgotado Pavilhão desportivo, a ginástica desportiva praticada numa piscina vazia, o campo do IOS sem destino conhecido, campos de ténis anedóticos, etc.
Excluí-se desta análise a recente Piscina Municipal.

30. Equipamentos Desportivos
Difícil entender porque um Concelho em que a prática do desporto está enraizada desde tenra idade, não possui um único equipamento desportivo (redes de beach ball, vólei, balizas, etc) nas praias do Concelho.

O colega de cela do Braz


Há uns tempos, apareceu aqui uma foto do Bráz na cadeia.
Pois bem, consegui encontrar uma foto do colega de cela dele, o qual reagiu deste modo, quando o Bráz lhe contou como tinha ido lá parar!

Manel, o Justo

A Petrogal e a Câmara Municipal de Sines assinaram protocolos de colaboração relativos a 2009 no valor total de 300 mil euros.

Manuel Coelho, considerou o procedimento de distribuição de verbas com a intervenção da autarquia "o mais adequado", e "sem a intermediação da Câmara Municipal de Sines, a distribuição das verbas podia não ser tão equitativa como acontece actualmente, porque as empresas não conhecem tão profundamente as entidades e as suas actividades". (Correio do Alentejo).
Manuel Coelho prenhe de razão e justiça entende que a autarquia, ou seja ele próprio, é a melhor forma de repartir o bolo, por isso dos € 300.000, 40% são para o FMM, e o remanescente então para as colectividade.
"O que ele (Manuel Coelho) quer dizer é que as empresas não podem gerir as verbas de acordo com o profundo conhecimento que Manuel Coelho tem das entidades, dos seus dirigentes e, sobretudo, com os elevados critérios de discriminação que utiliza, baseado apenas nos seus ódios pessoais aos dirigentes, desprezando as relações institucionais." in Juntos por Sines, Blogue de candidatura do BE

VASCO DA GAMA começa com empate no Montijo

Olímpico Montijo 2-2 Vasco da Gama

Este Domingo realizou-se a primeira jornada do Campeonato da 1ª Divisão Distrital de Setúbal, prova que este ano conta com o promovido Vasco da Gama, campeão da 2ª Divisão Distrital da época transacta. Nesta primeira jornada o sorteio ditou-nos uma deslocação ao Montijo para defrontar o Olímpico, equipa que já actuava em 2008/09 neste campeonato e assumindo-se como candidato a subir para os nacionais esta época que agora teve inicio.

Para este jogo o mister esteve privado de convocar cinco atletas (Cadu, Nuno Ablum, Lee, Edson e Daniel Sobral) devido a lesão, mesmo com estas baixas o objectivo era vencer no Montijo. De realçar nesta primeira convocatória a presença apenas de dois jogadores (Daniel Pina e Paulinho) novos no clube em relação á época passada, continuando assim a aposta e confiança no grupo que o ano passado se sagrou campeão, para este ano num campeonato muito mais competitivo e exigente lutar pelo mesmo objectivo: ser campeão.

Do onze que iniciou o campeonato só Daniel Pina (guarda-redes) não fazia parte do plantel 2008/09, Mano, Filipe Mariano, João Nunes e Nuno Diogo (defesas), Gerson, João Guedes e Daniel Direito (médios) e Ismael, Roberto Guia e Idi (avançados).

Penso que não entramos muito bem no jogo, talvez um pouco desconfiados sobre a qualidade da equipa que iríamos defrontar, o piso sintectico que não estamos nada habituados e a pressão do 1º jogo oficial que pesa sempre um pouco. Logo aos 4 minutos já perdíamos por 1-0 na primeira vez que o Olímpico rematou á nossa baliza, mas como grande equipa que somos o golo não nos abalou e respondemos de seguida com o empate através do Idi num excelente trabalho individual na área adversaria. Quando parecia que já estávamos estabilizados no jogo e por cima, voltamos a sofrer um golo (2-1), numa jogada rápida de contra-ataque que deixa duvidas quanto ao posicionamento legal dos atacantes do Olímpico aparecendo dois jogadores na cara de Daniel Pina. Era injusta a vantagem do Olímpico, sabendo disso e da nossa qualidade fomos atrás mais uma vez do resultado e conseguimos, grande jogada individual de Daniel Direito que fez muito bem a transição defesa/ataque passando por alguns adversários assistindo depois Roberto Guia para finalizar, grande golo do Roberto a coroar grande jogada.

Ao intervalo registava-se o empate a dois com que iria acabar o jogo. Na segunda parte assistiu-se a um jogo mais de luta com algumas entradas menos correctas por parte dos jogadores da casa, talvez o reconhecimento de inferioridade em relação a nós e encontraram a forma de jogar ate final. Prova disto mesmo foi a entrada de um jogador na segunda parte por parte do Olímpico para parar como conseguisse e de qualquer forma o Daniel Direito, ordem dada pelo seu treinador Fernando Mendes (ex internacional português pelos 3 grandes de Portugal), afinal estava a dar uma ordem seguindo o seu estilo enquanto jogador do Porto.

Como jogamos para ganhar em qualquer jogo este empate não nos satisfaz, mas não deixa de ser um ponto no campo de um candidato ao titulo. Sábado recebemos o Amora em Sines às 16h para a 2ª jornada, outro grande teste para a nossa equipa frente a outro candidato á subida.

1ª Jornada:
Olímpico Montijo 2-2 Vasco da Gama Sines
União Santiago 1-2 1º Maio Sarilhense
Zambujalense 2-1 Marítimo Rosarense
Amora 2-1 Sesimbra
Beira Mar Almada 1-2 Palmelense
Cr "O Grandolense" 1-1 Clube F. Trafaria
Uf Com Ind Setubal 3-2 Grupo Desp.Alfarim
Atl C Arrentela 3-3 Fc Barreirense

COMUNICADO 3 / 2009

Os nossos colegas da Intertek-Caleb Brett, laboratório de Olefinas, estão a atravessar um momento difícil do qual não nos podemos alhear.
Começou com a Lay-off e seguiu-se uma onda de pré-reformas “antecipadas” e está nesta altura a decorrer um processo disciplinar a uma colega.
Sabendo de antemão que este procedimento não está no âmbito desta Comissão de Trabalhadores, não podemos deixar de estar solidários com esta colega e apelar a todos os intervenientes deste processo para que haja bom senso e abertura para uma resolução que prestigie todas as partes.


A Comissão de Trabalhadores da Rpsol Polímeros
O coordenador da Comissão
Francisco Torres

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (27 e 28)

27. CCEN
Pela ostracização a que votou uma das mais prestigiadas instituições de Sines, precisamente numa ocasião em que com a construção do CAS poderia ter ganho outra dimensão e dinâmica, mas preferiu Manuel Coelho continuar com a sua politica de castração da sociedade civil e das instituições que não o veneram, a si e às suas politicas.

28. Património Municipal
Com um património considerável, o executivo liderado por Manuel Coelho preferiu a venda de terrenos, para pagar uma gestão despesista e sem rigor, e o abandono do património edificado à sua recuperação. Trocou a memória colectiva pelo betão, virando as costas à tradição e às suas memórias em nome dum pseudo-modernismo demasiado dispendioso. Tanto e tão mal tratado património.

Descaramento

Recebi hoje na caixa do correio um livro sobre a actividade da CDU e de Manuel Coelho durante o último mandato.

Aquilo que ainda há pouco parecia inaceitável, a colocação de um outdoor a anunciar a construção do futuro Complexo Desportivo Municipal, é um hoje um quase acto de candura.

Quando desfolharem um dos 8.000 exemplares (em Sines votam cerca de 6.000 eleitores), pensem que em cada página está um pouco dos nossos impostos e atrás desta publicação uma das autarquias mais endividadas do Pais.

Sejamos positivo, a única coisa boa desta campanha descarada é que provavelmente atingimos o limite, bateu no fundo. Pior é muito difícil, ainda assim possível.

Eles tentam, tentam...

Após várias tentativas infrutíferas de entrarem no blogue, procurando adivinhar as senhas de acesso, durante a última semana este blogue foi alvo de uma proposta de aquisição para “integração numa rede de comunicação social a partir de blogues locais”, tendo como investidor um grupo económico com “interesses na comunicação social regional”.

Após contacto com blogues de outras localidades, igualmente com significativa penetração junto da população da sua localidade, confirmei as minhas suspeitas. Não existe nenhum interesse, para além do politico, em adquirir a Estação de Sines.
O silêncio deste espaço pelos visto tem um preço. Por isso caro Sr. Advogado que representa um “grupo económico com interesses na imprensa regional”, lamento mas este blogue não está à venda. Escusa de insistir.

Debate autárquico na Antena 1

A Antena 1, na ingenuidade natural de quem não conhece Sines, propõe-se a fazer um debate com os candidatos autárquicos. Neste sentido contactou as respectivas candidaturas, algumas das quais colocam como única condição prévia a presença de todos os candidatos.

Como sabemos a "Candidatura SIM - Sines Interessa Mais participará nas iniciativas promovidas por órgãos de comunicação social, cujo objectivo seja informar os cidadãos, e que respeitem as regras da isenção face às diferentes candidaturas", motivo que invocou para não participar em debates promovidos por este blogue e provavelmente em todos os outros.
Neste momento o candidato do SIM poderá levar alguma vantagem em participar num debate com os restantes candidatos, o seu receio do confronto e a sua fuga ao debate de ideias, criam uma expectativa tão medíocre da sua prestação, que apenas a sua presença já é uma vitória.

Manel, o magnânimo

"Vota em mim e terás tudo o que quiseres"

Manuel Coelho, presidente da autarquia de sines e candidato do movimento SIM (não necessariamente por esta ordem), citado no Jornal de Campanha do BE.

domingo, 20 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (25 e 26)

25. Estação Rodoviária
Quando a rodoviária nacional abandonou as antigas instalações no Largo Afonso de Albuquerque era suposto a autarquia ter adquirido o imóvel, ao contrário de ter ido parar aos privados para construção de mais um largos metros quadrados de betão sem estacionamento à entrada da zona histórica. Anos depois continua por promover a construção de um terminal rodoviário e continuam a existir as "instalações provisórias", precárias e ridículas, como tantas coisas na nossa cidade.

26. Homenagem ao poeta Al Berto
Continua por fazer a merecida homenagem ao poeta Al Berto, cuja atribuição do nome da escola secundária é apenas uma pequena parte, para a dimensão da sua obra e não disfarça a indisponibilidade de Manuel Coelho para homenagear um dos "filhos maiores" de Sines.

Capuz ou Preservativo


trata-se do capuz eleitoral, que muita gente tá a enfiar, ou do perservativo eleitoral, para f*** a malta a seguir às eleições

Uma razão basta

Com a publicação das entrevistas registadas em vídeo que os candidatos autárquicos concederam ao Setúbal na Rede, fica esclarecida a questão da veracidade das citações que publiquei. De facto numa época de sentimentos exarcebados, em que tudo, ou quase, se pode prestar a mal entendidos, as frases publicados não espelham em rigor o que os candidatos pretenderem transmitir.

Significativa a ausência do Movimento SIM no mais completo trabalho desenvolvido sobre as autárquicas, no nosso Distrito. À semelhança de 2001 (
ver aqui...) e 2005 (ver aqui...) Manuel Coelho evita participar no debate autárquico em pé de igualdade com os restantes candidatos.
É infinitamente mais fácil falar para uma audiência de apoiantes sem estar sujeito ao contraditório e ao confronto de ideias, tendo previamente convidado umas individualidades, cujo currículo confira credibilidade às palavras do candidato.
É muito mais seguro apostar numa campanha milionária, em que propositadamente se confunde o presidente com o candidato, fazer uns jantares, lanches, publicar 8.000 exemplares de um livro (a sair em breve) sobre os trabalhos da autarquia nos últimos anos, em que teima em ignorar que para o bem e para o mal é igualmente trabalho da CDU.
É sempre mais fácil participar num debate como aquele que a Rádio Sines não fará.
Somente a insegurança no resultado e a certeza que seria "esmagado" no confronto de ideias e no muito que teria por explicar sobre o presente e o passado, justificam a permanente fuga ao debate e a faraónica campanha em que o referido livro é apenas mais um contributo.

sábado, 19 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (23 e 24)

23. Parque da cidade
Durante muitos anos a sociedade encontrava-se no centro histórico, na praça, nos mercados semanais e feiras anuais. Com o advento das sociedades modernas, as alterações no mercado laboral e as respectivas consequências na estrutura familiare, as relações sociais transferiram-se para os momentos de lazer. Hoje são poucas as localidades que não possuem um Parque da Cidade, local de (re)encontro da sociedade, espaço de lazer por excelência. Entre as poucas localidades, Sines é uma delas.

24. Limpeza da cidade
Motivo de orgulho durante muito tempo a limpeza e asseio das nossas ruas e são hoje uma imagem de marca negativa da nossa terra.
O abandono a que foram votadas as ruas, sem passeios, calçadas desadequadas, falta de estacionamento, jardim por tratar, animais abandonados, estacionamento caótico, etc, tudo contribui para a imagem de desordem e desmazelo, propicio à sujidade.
Qualquer deslocação a outras localidades facilmente permite-nos um confronto com uma dura realidade.

Video-Entrevista Candidatos CMS












Vídeos obtidos no site Setúbal na Rede

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (21 e 22)

21. Hortas

A quantidade de hortas em baldios, que a autarquia pela inacção e muitas vezes por acção, permite são mais uma demonstração da gestão do desinteresse de Manuel Coelho. Ou se calhar, antes do interesse, se por cada horta contabilizarmos um voto, provavelmente terá maioria absoluta. Mais que uma vez aqui defendi a criação de um Parque Municipal de Hortas, com funções pedagógicas (escolas), de lazer e de subsistência (carenciados), permitiria acabar com as hortas ilegais e criar um imagem de ordenamento.

22. Rotundas
A autarquia acordou para solução das rotundas quando estas já fazia parte da paisagem da maioria dos concelhos. Tarda o embelezamento e iluminação das rotundas da cidade, com motivos alusivos à história e actividades de Sines.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Se gostam salvem-nas, tratem-se atempadamente!

Para consciencializar apenas...

O Outro 11 de Setembro

Este 11 de Setembro foi há 36 anos

UM 11 DE SETEMBRO COM MAIS MORTES, MAS ESQUECIDO, PORQUE OS TERRORISTAS AQUI SÃO OS E.U.A.
VALE A PENA PERDER 10 MINUTOS A VER O FILME......
VALE MESMO. Vejam até ao fim, por favor.
QUEM SE LEMBRA SABE DO QUE SE PASSOU....
QUEM NÃO SE LEMBRA VAI LEMBRAR-SE.....
QUEM NUNCA OUVIU FALAR VAI APRENDER

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (19 e 20)

19. O contorcionismo político
Após anos de discreta presença na assembleia municipal na qualidade de deputado municipal eleito pela CDU, Manuel Coelho surge como candidato à autarquia, em substituição de Francisco Pacheco. Tratou de mudar tudo, para ficar tudo igual.
Rapidamente, reconheça-se, percebeu os meandros da politica local, cresceu e afirmou-se como politico, à sombra generosa do PCP local.
Ao primeiro sinal que era chegada a hora da retirada, Manuel Coelho esquece o seu partido de sempre e a quem tudo deve politicamente.
Restava-lhe uma saída politica, justificando a sua saída com divergências de visão e estratégia quanto ao futuro de Sines, mas preferiu uma justificação pessoal de cariz ideológico, onde não se coibiu de desancar tudo e todos que representam o outrora "seu" PCP .
20. Santa Casa da Misericórdia de Sines
Travou, ou pelo menos alimentou uma luta sem quartel contra uma centenária instituição de Sines. Ficam para memória futura a não aprovação do projecto de expansão das instalações, com verbas já aprovadas, a remoção de um cartaz a denunciar a situação, a apresentação de uma queixa em tribunal contra o Presidente da autarquia, troca de acusações nos meios de comunicações locais. Nada que dignifique a figura dum Presidente de Câmara e aquilo que representa.

Turma VIP

Corre por estes dias uma polémica que está a inflamar os ânimos de muitos Sinienses.
Com o arranque do ano lectivo e a elaboração das turmas do 1.º ano (1ª classe) existem sempre pais descontentes, contundo este ano existe uma particularidade.
Está a fermentar um descontentamento de um vasto grupo de pais que se insurge contra o facto de existir uma turma na Escola da Quinta dos Passarinhos formada, quase unicamente por filhos de pais com formação superior, a que acrescentam o facto desta sala ser dotada de equipamento (computadores, etc) superior às restantes.
Diz-me a minha experiência de 17 anos no ensino público (4 primária, 5 liceu, 3 secundária, 5 universidade), numa altura em que os alunos eram dispostos nas salas em função dos rendimentos e prestigio dos pais, que desta atitude pouco ou nada resultará no futuro. Tive colegas apelidados de burros e colocados no fundo da sala, que hoje são cidadãos com responsabilidades importantes nas comunidades onde vivem, e alunos vindos de "famílias bem" com o respectivo tratamento de excepção, que não teve correspondência no futuro.
Não quero com isto concordará com a situação grave - a existir - de seleccionar alunos, pretendendo conferir-lhes uma vantagem sobre os restantes. A ser verdade devem os pais reportar esta situação ao Ministério da Educação, a não ser verdade manterem o silêncio e o recato que os filhos necessitam para quem inicia um ano lectivo.
Quanto ao meu caso concreto - ou seja do meu filho - estou globalmente satisfeito com as novas instalações, apesar dos acessos estarem ainda em curso, das dimensões reduzidas das salas, da inexistência de estores e da luminosidade e variações térmicas que origina, da inexistência de equipamento exterior, de parte do mobiliário ser provisório, da inexistência de transporte para o ATL e da falta de professores nas actividades extra-curriculares. MAs como dizia estou globalmente satisfeito, principalmente porque todas estas situações são facilmente ultrapassáveis, estando muitas delas em curso.

Torneio dos Açores


Dois momentos para mais tarde recordar. A vista a partir do Resort onde ficámos hospedados e a nossa equipa, vencedora do Torneio.


Em cima a contar da esquerda: Mássinga, Manel Galego, Xano Ortiz, Matilde, Zé Manel (cap)Castanheira, Vítor Canastra, Braz, Russo Em baixo: Borges, Carlos, Belchior, Caseiro, Armando, Edgar, Samuel



quarta-feira, 16 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (17 e 18)

17. Discurso

Ouvir um discurso do candidato do SIM é conhecer todos os discursos, seja qual for o local ou ocasião, tantas vezes até inapropriadamente.
Lá está sempre, mas sempre o CAS, o FMM, a escola de arte, a educação, a cultura, os planeamentos urbanísticos, os inúmeros projectos para o centro histórico, os idosos, as criancinhas, é uma cassete que nunca, mas nunca toca a música do endividamento, da insegurança, da degradação social, do abandono da cidade, do monumental contributo do governo de José Sócrates forrando com milhões obras megalómanas e desadequadas da realidade, dos mais de 200 milhões de euros em receitas em 11 anos, da poluição e dos seus efeitos na família.
Não que existem necessariamente mentiras, mas falta em verdade o que sobra em demagogia.

2. Poder até não puder mais
A iminência do fim do poder, com a não candidatura pela CDU, originou a criação de um Movimento de cidadãos (???) feito à sua imagem e semelhança. Da necessidade de justificar esta decisão, apresentou argumentos como o facto de deste modo não estar sujeitos a jogos políticos e amordaçado.
Donde se pode concluir que durante 11 anos entre aceitar os jogos políticos e o amordaçamento ou a liberdade de defender os intereses da população que o elegeu, optou pelo primeiro. A necessidade de se manter no poder justificou o sacrifício dos autarcas que o acompanharam e da população que o elegeu.

Traidores e traídos



Esta "guerra" e este ódio, entre CDU e Manuel Coelho, representa o que de pior a política tem. Nesta troca de acusações, ambos se auto-flagelam, ambos se fragilizam. Sempre que um dispara, atinge não só o outro, mas a si também, porque no passado foram coniventes nesses actos e, igualmente responsáveis por toda essa mistura de política com interesses nem sempre públicos, que infelizmente se banalizou aos olhos de muitos, tal a intrínseca relação inconsciente que fazemos relativamente a autarcas que se perpetuam no poder.
Acho que isto acontece em muitos outros concelhos e não só em Sines, mas tenho a certeza que acontece em função da monogamia política da autarquia, quanto mais anos com a mesma cor no poder, mais frequente o sucedido.
Tentou-se agora, neste governo, resolver mais este problema da nossa Democracia, apesar disso, muitos insinuaram que seria única e exclusivamente com o intuito de afastar Alberto João. Na minha opinião, a lei não é suficiente, julgo que seria necessário limitar mandatos não só à pessoa, mas também aos partidos.

O que faz falta é avisar a malta

A CDU resolveu apresentar queixa contra o Presidente da Autarquia e Candidato do Movimento SIM, invocando o "uso abusivo de meios técnicos, humanos e financeiros da Câmara Municipal em benefício da campanha eleitoral do movimento independente de cidadãos liderado pelo autarca".

Onde começa a utilização ilegítima dos meios públicos numa campanha? Excepto casos evidentes, a maioria das vezes será o bom senso a determinar, qualidade que como sabemos não abunda nos nossos políticos.

Quando um presidente se recandidata, o acto de inaugurar, anunciar projectos ou obras, são fruto da sua actividade de edil ou recai na esfera da campanha eleitoral? è como autarca dizem os apoiantes, é pura campanha, berram os restantes.

Sempre assim foi e muito provavelmente continuará. Não por acaso, defendi aqui neste espaço que os recandidatos autárquicos deveriam suspender funções algum tempo antes do acto eleitoral. Sairia penalizada a população que o elegeu, mas saí mais ainda quando utiliza meios públicos em campanha e ganha vantagem eleitoral, deturpando as regras democráticas.

Terá Manuel Coelho ultrapassado a tal linha que o bom senso aconselha? Sou de opinião que sim. Sendo um dos casos mais flagrante, e que oportunamente denunciei, o folheto da Semana Europeia da Mobilidade, onde depois da apresentação e do programa da referida semana, segue-se um pequeno texto com elogios ao desempenho do autarca e os seus projectos para o futuro.

Surtirá a queixa da CDU, que nos habitou em anteriores campanhas à mesma promiscuidade entre a figura do Presidente e do candidato, algum efeito concreto? Não creio, mas tem um efeito prático e imediato. Criou um facto politica em que demonstrou a coragem que tantas vezes tem faltado a outras candidaturas, nomeadamente em anos anteriores.

CDU apresenta queixa na CNE contra Manuel Coelho

A candidatura da CDU em Sines apresenta, esta quarta-feira, na Comissão Nacional de Eleições (CNE), uma queixa contra o presidente da CM de Sines e candidato do movimento SIM, Manuel Coelho.

As razões invocadas p'los comunistas dizem respeito ao uso abusivo de meios técnicos, humanos e financeiros da Câmara Municipal em benefício da campanha eleitoral do movimento independente de cidadãos liderado pelo autarca.Os comunistas esgotaram a paciência quanto à sistemática utilização dos dinheiros públicos e, em conferência de imprensa, anunciaram que vão agir em conformidade.

Os comunistas dão como exemplo “os outdoors de custos elevados anunciando obras de problemática realização, a curto-prazo, como é o caso da cidade desportiva e o editorial dos boletins municipais, com especial destaque para a públicação de Setembro que insere o programa eleitoral do movimento SIM.

A exposição “Sines, cidade de futuro”, a apresentação abusiva dos médicos cubanos como uma vitória pessoal do actual presidente da câmara e a promessa de lançamento de obras e concursos públicos limitados para a feitura de obras em 2010 e anos seguintes, são outros exemplos que levam a CDU a concluir não estar a concorrer em igualdade de circunstâncias.

Francisco Pacheco questiona o grau de seriedade e postura do presidente da CM de Sines Manuel Coelho. A queixa contra o presidente da CM de Sines, Manuel Coelho é entregue hoje na CNE.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

66 Boas Razões para Não Votar Manuel Coelho (15 e 16)

15. Entrada da Cidade
O caos visual da principal entrada da Cidade, está apenas de acordo com o restante "desarrumo" a que a cidade foi votada.
A existência de placas publicitárias, muitas cujas empresas já nem existem, a profusão de cartazes, a sinalética rodoviária a obrigar circundar as rotundas, tudo contribui para um triste cartão de visita, preparando desde logo quem nos visita para o pior.

16. Expropriados do GAS
Uma das mais mal contadas histórias desde a implantação da democracia em Portugal. A autarquia de Sines sempre combateu a injustiça de muitas das expropriação - injustiça que os tribunais já reconheceram a muitos dos lesados -, contudo aquando da extinção do GAS e da transferência de vasto património para a posse da autarquia, esta assobiou para o lado. Responsabilidades repartidas pelos vários políticos e partidos, cabendo a parte de leão a quem exerce o poder.

Entrevista José Carlos Guinote - BE


"O endividamento da câmara é um caso de estudo”.

"Apesar de terem sido alienados terrenos do antigo gabinete de área de Sines no valor de nove milhões de euros, no espaço de oito anos a dívida da câmara aumentou de dez para 23 milhões de euros, sendo actualmente a segunda mais endividada do país e a segunda que mais tarde paga a fornecedores”.

"A dívida deriva de má gestão e incompetência, não há investimento feito que justifique tais valores”.

“A câmara entregou à banca um milhão e 157 mil euros de juros, enquanto as associações do concelho receberam apenas 700 mil euros de incentivos”.

"Manuel Coelho, depois de confrontado com a iminência de não ser candidato pela CDU, descobriu uma costela estalinista e tornou-se independente”.

“o BE é o mais provável vencedor”, considerando que surpresa não seria o BE ganhar, mas sim “os cidadãos não traduzirem através dos votos as suas preocupações e desejos”.

"O partido (BE) não porá obstáculos à governação em Sines, desde que estas estejam de acordo com a visão política do BE. Para uma coligação com Manuel Coelho ocorrer, o ex-CDU teria então de negar o que tem sido a sua política nos últimos doze anos, onde tem produzido uma gestão danosa nos campos da saúde e do ambiente, onde coloca “os interesses das empresas muito à frente do dos cidadãos”.

“O que é preciso é compatibilizar os direitos dos cidadãos com a saúde e o ambiente com o funcionamento das empresas, coisa que Manuel Coelho “nunca conseguiu. Depois, quando é preciso justificar as preferências, recorre-se à chantagem do emprego”.

Ver entrevista completa em
Setúbal na Rede

Entrevista Idalino José - PS

“o PS está pronto para ganhar a autarquia”
"A desvinculação de Manuel Coelho, actual presidente em exercício, do PCP reflectia a guerra interna existente naquele partido. Ele (Manuel Coelho) luta pelo poder e só tinha como solução avançar como independente, tem uma postura de desenvolver uma política pessoal que nada de novo trará para o concelho”.

"Os actores locais devem criar dinâmicas que a autarquia não tem”.

" A proposta de atrair uma unidade de conservas, que foi feita pelo comunista Francisco do Ó Pacheco, pode “ser uma hipótese para ajudar o sector”.

"A actual oferta hoteleira em Sines e em Porto Covo é insuficiente, tendo mesmo a autarquia incapacidade e falta de vontade política para resolver estes problemas”.

“Avançar com a Fundação Vasco da Gama que contribuirá para a corporização da ligação marítima dos sineenses aos oceanos, valorizando o cluster do mar”.

“Os sucessivos erros de gestão autárquica de Manuel Coelho têm contribuído para aumentar a situação de endividamento”.

ver entrevista completa em Setúbal na Rede

Conferência de Empresa - CDU

Senhores jornalistas

As eleições para as autarquias locais, câmara municipal e juntas de freguesia de Sines e de Porto Covo terão lugar já no próximo dia 11 de Outubro. Como é do conhecimento geral concorrerão aos vários órgãos das autarquias locais, a CDU, o PS, o PSD/PPD, o Bloco de Esquerda e uma lista de cidadãos independentes designada movimento –SIM- encabeçada pelo actual presidente da câmara municipal de Sines. Aconselharia o período que antecede tais actos eleitorais o maior recato, a mais séria atitude de imparcialidade, respeito e de responsabilidade pela parte dos actuais detentores do poder municipal para com todas as forças politicas concorrentes e para com todos os sinienses em geral. Mas não, não é isso que sucede.

O movimento SIM e a câmara municipal confundem-se de tal forma que é impossível saber onde começa um e acaba o outro. É o total regabofe na utilização dos meios técnicos, humanos e financeiros da câmara municipal de Sines em benefício da campanha eleitoral do movimento SIM.

- Foi a exposição “Sines cidade do futuro” transitada da avenida Vasco da Gama para o Boletim municipal de Setembro com visões “fantasmagóricas” para vários locais da cidade, que a serem concretizadas significariam a demolição de metade da cidade de Sines ( nem o antigo Gabinete da Área de Sines de António Martins se atreveria a tanto); são outdoors gigantescos de custos elevadíssimos, anunciando obras de problemática realização a curto prazo, como é o caso da cidade desportiva; é o editorial dos boletins municipais, em especial este último de Setembro, que insere o programa eleitoral do movimento SIM; foi a apresentação abusiva dos dois médicos cubanos como uma vitória pessoal do actual presidente da câmara, enquanto a ministra da saúde fazia o mesmo em Lisboa; è a promessa do lançamento de obras e concursos públicos e limitados para a feitura de obras em 2010 e anos seguintes como se não existissem eleições livres no próximo mês de Outubro; é a perseguição doentia aos cidadãos que ousaram dizer ao ainda presidente da câmara que têm outra opção politica; é a ameaça aos militantes comunistas trabalhadores da autarquia que serão todos ”corridos” da câmara a seguir às eleições de 11 de Outubro; são as pressões contínuas, inaceitáveis em democracia, junto dos cidadãos para que votem no SIM; foi a despudorada sessão pública da câmara municipal em Porto Covo com a promessa de obras a concretizar nos próximos anos e permitindo propositadamente a confusão da realização dessas obras com o movimento que encabeça; foi a tentativa de acusar de mentirosa a CDU, quando o ainda presidente da câmara veio reafirmar publicamente que o dinheiro da Galp, (os tais seis milhões de euros de oferta para um equipamento relevante), são para construir a cidade desportiva e não podem ser utilizados de qualquer outra forma ( como se não soubesse que a Galp nada tem a opor a que tal importância possa ser utilizada por exemplo para construção do novo centro de saúde de Sines) o que a CDU fará caso vença as eleições de Outubro.

Até o PS José Sócrates deixou para depois das eleições legislativas de 27 de Setembro o concurso e as adjudicações de obras mais problemáticas; mesmo Rui Rio do PSD deixou para depois das eleições municipais as decisões politicas sobre o bairro do Aleixo no Porto, deixando que os portuenses se exprimam primeiro no acto eleitoral de 11 de Outubro;

Em Sines o ainda presidente da câmara usa e abusa dos meios da câmara em beneficio da sua campanha politica, age como se não existissem outros concorrentes políticos e outras propostas, o que a lei e a moral condenam veementemente. A CDU por consequência irá agir em conformidade.

A CDU confia que em 11 de Outubro o povo de Sines porá fim a este clima antidemocrático e caciqueiro e elegerá os candidatos da CDU para que de novo presidam aos destinos do município de Sines.

Sines 15 de Setembro de 2009